A TRANSITIVIDADE VERBAL SOB A ÓTICA FUNCIONAL

Auteurs

  • Mércia Suyane Vieira Mendonça Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Gilson Chicon Alves Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0002-6184-8406

Mots-clés :

Funcionalismo, Transitividade verbal

Résumé

Resumo: a transitividade não implica uma dicotomia (transitivo x intransitivo), pois é um fenômeno gradiente, que diz respeito à gramática da oração como um todo e não apenas ao verbo. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral investigar de que modo a Linguística Funcional (LF) contribui para o ensino da transitividade verbal  de uma forma reflexiva sobre a língua, a partir da proposta de Hopper e Thompson (1980). Para desenvolver esta proposta, fizemos uma comparação entre as abordagens tradicional e funcionalista acerca do tratamento da transitividade verbal. Uma questão norteou esta pesquisa: como a Linguística Funcional pode contribuir para um estudo gramatical que desperte no aluno sua competência comunicativa, visando a reflexão sobre a língua e oferecendo um ganho social? Partimos da compreensão de que a transitividade verbal está ligada às escolhas linguísticas motivadas pela situação de transferência entre um agente e um paciente. Assim, a depender do conjunto de características desses participantes, a sentença pode ser mais ou menos transitiva. Utilizamos como aporte teórico Cunha e Souza (2011), Cunha, Costa e Cezario (2015), Neves (2013), Faraco (2008), entre outros.

Palavras-chave: Funcionalismo. Transitividade verbal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Mércia Suyane Vieira Mendonça, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, Brasil. E-mail: mercia_suyane19@hotmail.com

Gilson Chicon Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, Brasil. E-mail: gcario65@hotmail.com

Références

FARACO, C. A. norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino da língua sem pedras no caminho. São Paulo: parábola Editorial, 2007.

CUNHA, Maria Angélica Furtado da; SOUZA, Maria Medianeira. Transitividade e seus contextos de uso. São Paulo: Cortez, 2011.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

FARACO, C. A. norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

CARLOS Alberto Faraco fala de revisão textual, de gramática e da língua. Mundo Escrito, 2018. Disponível em: https://mundoescrito.com.br/tag/carlos-alberto-faraco/. Acesso em 01 de dez. de 2018.

PRADANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

KENEDY, E; MARTELOTTA. M. E. T. A visão funcionalista da linguagem no século XX. In. Maria Ângela furtado da cunha; Mariângela rios de oliveira; Mário Eduardo Toscano Martelotta. (Org.). Linguística funcional: teoria e prática. São Paulo: parábola editorial, 2015.

CUNHA, A. F. Funcionalismo. In: MARTELOTTA, M. E. (Org.). Manual de Linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017, p. 157-174

NEVES, M. H. de. M. Texto e gramática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013

Téléchargements

Publiée

2022-12-31

Comment citer

SUYANE VIEIRA MENDONÇA, M.; CHICON ALVES, G. A TRANSITIVIDADE VERBAL SOB A ÓTICA FUNCIONAL. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 9, n. 2, p. 57–69, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/4503. Acesso em: 22 nov. 2024.