“MATAR COM CUIDADO DE OURIVES”: REPRESENTAÇÕES DE VIOLÊNCIA NO CONTO O REVÓLVER DA PAIXÃO, DE NÉLIDA PIÑON

Auteurs

Mots-clés :

Violência, Conto brasileiro contemporâneo, O Revólver da Paixão, Nélida Piñon

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo analisar o conto O Revólver da Paixão, presente na coletânea O Calor das Coisas da escritora brasileira Nélida Piñon (1998), identificando aspectos relativos à representação da violência interpessoal e entre parceiros íntimos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, bem como de uma abordagem teórico-crítica baseada na Teoria da Literatura e nas concepções de violência, tal como concebe Coelho, Lindner e Silva (2014) e Saffioti (2004), assim como o conceito de violência simbólica postulado pelo filósofo Bourdieu, e explanado por Souza (2014) e Brandt (2014). Tratou-se ainda de uma pesquisa qualitativa, de modo que a análise não conteve um único ponto de vista. Ao final da análise, foi possível afirmar que a obra de Piñon representa, de fato, algumas das formas de violência discutidas no decorrer do texto, principalmente as que são características de violência entre parceiros íntimos e da violência simbólica. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ana Luiza Souza Tavares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Letras – Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Maria Edileuza da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Doutora e Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  É professora permanente (voluntária) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atuando nos temas: o feminino na literatura, literatura e ensino, análise literária, personagem feminino e mito.

Références

BRANDT, Jóice. Violência simbólica: uma reflexão acerca do habitus docente. Lajeado, 2014. Disponível em: <https://bityli.com/vPwxnOM>.

COELHO, Elza Berger Salema; LINDNER, Sheila Rubia; SILVA, Anne Carolina Luz Grüdtner. (Org.). Violência: definições e tipologias [recurso eletrônico]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. Disponível em: <https://bityli.com/DWKLWbm>.

MACHADO, Andreia; MATOS, Marlene. Homens de quem não se fala: as vítimas esquecidas da violência na intimidade. Psiquiatria, Psicologia & Justiça, p. 5-28, 2012. Disponível em: <https://bityli.com/RLzzWk>.

MAGALHÃES JUNIOR, R. O Conto Epistolar. In: MAGALHÃES JUNIOR, R. A Arte do Conto. Rio de Janeiro: Bloch Editores S.A., 1972. p. 155-173.

PIÑON, Nélida. O calor das coisas: Contos. (Documento em formato eletrônico). Disponível em: <https://bityli.com/fKOOFx>.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. Descobertas da área das perfumarias. In: SAFFIOTI, Heleieth I. B. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004. p. 39-68.

SOUZA, Rafael Benedito de. Formas de pensar a sociedade: o conceito de habitus, campos e violência simbólica em Bourdieu. Revista Ars Historica, nº 7, p. 139-151, Jan./Jun., 2014. Disponível em: <https://bityli.com/ZRDTOE>.

ZOLIN, Lúcia Osana. A representação da mulher na narrativa de Nélida Piñon. Interdisciplinar, Ano 3, v. 5, nº 5, p. 11-37, jan-jun de 2008. Disponível em: <https://bityli.com/rjEUrq>.

Téléchargements

Publiée

2022-12-31

Comment citer

TAVARES, A. L. S. .; COSTA, M. E. da . “MATAR COM CUIDADO DE OURIVES”: REPRESENTAÇÕES DE VIOLÊNCIA NO CONTO O REVÓLVER DA PAIXÃO, DE NÉLIDA PIÑON. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 9, n. 2, p. 35–43, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/4965. Acesso em: 24 nov. 2024.