A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE

Um jogo digital em Marina Colasanti

Autores

Palavras-chave:

Jogo, Leitura literária, Conto

Resumo

Considerando a propagação das novas tecnologias da informação e os hábitos de leitura dos jovens, esse artigo está direcionado para a construção de um jogo digital a respeito do conto "A Moça Tecelã" de Marina Colasanti. Para isso, levantamos um construto teórico a respeito dos pontos de cruzamento entre os jogos e a leitura literária. Verificamos que os leitores estão cada vez mais conectados em plataformas digitais e que os jogos e a leitura literária podem se cruzar nos seguintes pontos: a aprendizagem tangente, a contribuição para a emergência de ZDP, a transcendência, a possibilidade de trabalho dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, a constituição em fator de autoestima, o faz de conta e a provocação das múltiplas inteligências. O jogo foi desenvolvido com doze desafios e foram apresentadas as orientações para aplicação em sala de aula.

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Biografia do Autor

Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos, IFRN

Mestranda em ensino pelo POSENSINO/UERN/IFRN/UFERSA. Membro do grupo de estudos e pesquisas em Literatura, Tecnologias e Novas Linguagens. 

Veronica Maria de Araújo Pontes, IFRN

Doutora e pós-doutora em Educação pela Universidade do Minho/Portugal. Professora efetiva do IFRN/Ipanguaçu. Professora do Mestrado em Ensino/POSENSINO/UERN/IFRN/UFERSA. Avaliadora do INEP. Lí­der do Grupo de estudos e pesquisas em Literatura, Tecnologias e Novas Linguagens. 

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Santos, K. K. F. dos, & Pontes, V. M. de A. . (2021). A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(21). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3078

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