A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE
Um jogo digital em Marina Colasanti
Palavras-chave:
Jogo, Leitura literária, ContoResumo
Considerando a propagação das novas tecnologias da informação e os hábitos de leitura dos jovens, esse artigo está direcionado para a construção de um jogo digital a respeito do conto "A Moça Tecelã" de Marina Colasanti. Para isso, levantamos um construto teórico a respeito dos pontos de cruzamento entre os jogos e a leitura literária. Verificamos que os leitores estão cada vez mais conectados em plataformas digitais e que os jogos e a leitura literária podem se cruzar nos seguintes pontos: a aprendizagem tangente, a contribuição para a emergência de ZDP, a transcendência, a possibilidade de trabalho dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, a constituição em fator de autoestima, o faz de conta e a provocação das múltiplas inteligências. O jogo foi desenvolvido com doze desafios e foram apresentadas as orientações para aplicação em sala de aula.