LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA

uma prática viabilizada pelos círculos de leitura

Autores

Palavras-chave:

Escola, Letramento literário, Círculos de leitura

Resumo

O tratamento dado ao texto literário na escola tem sido amplamente discutido no meio acadêmico e no próprio âmbito escolar, tendo em vista estudos mostrarem que o ensino de literatura muitas vezes está intrinsecamente ligado ao ensino de língua portuguesa. Nesse contexto, o texto literário é apresentado de forma fragmentada, por meio de atividades que didatizam os textos com vistas aos estudos gramaticais e distanciam os estudantes do gosto pela leitura. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre o trabalho com os círculos de leitura na escola como uma prática de letramento literário que fomente a leitura de obras literárias e, por conseguinte, a formação leitora. Uma prática que fomenta a efetiva a leitura literária e necessita de um acompanhamento sistematizado sem, no entanto, estar prioritariamente atrelada às atividades de estudos linguísticos presentes no livro didático.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veronica Maria de Araújo Pontes, IFRN

Professora do IFRN, dos cursos de graduação em Quí­mica e Informática. Professora do Mestrado em Ensino/UERN/IFRN/UFERSA. Avaliadora do INEP. Lí­der do grupo de estudos e pesquisas em literatura, tecnologias e novas linguagens-GEPELT. 

Hilma Liana Soares Garcia da Silva, IFRN

Mestra em Ensino - POSENSINO/UERN/IFRN/UFERSA, especialista em Literatura e ensino pelo IFRN; professora da rede estadual de ensino do RN, tutora do curso de Letras EaD da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Referências

CHARTIER, Roger. A aventura do livro. Do leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun. 1ª reimp. Trad. Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Editora UNESP, 1998a.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad. Mary Del Priory. 2 ed. Brasília: EdUnB, 1998b.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014a.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014b.

FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro; MARCHI, Diana Maria. A formação do jovem leitor: temas e gêneros da literatura. ERECHIM: Edelbra, 2009.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 11. ed. Campinas: Pontes, 2008.

KLEIMAN, Ângela (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas/SP: Mercado de Letras, (1995).

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tania M. K. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Pontes, V. M. de A., & Soares Garcia da Silva, H. L. . (2023). LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: uma prática viabilizada pelos círculos de leitura. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4459

Edição

Seção

Educação tecnológica no Brasil

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)