LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA
uma prática viabilizada pelos círculos de leitura
Palavras-chave:
Escola, Letramento literário, Círculos de leituraResumo
O tratamento dado ao texto literário na escola tem sido amplamente discutido no meio acadêmico e no próprio âmbito escolar, tendo em vista estudos mostrarem que o ensino de literatura muitas vezes está intrinsecamente ligado ao ensino de língua portuguesa. Nesse contexto, o texto literário é apresentado de forma fragmentada, por meio de atividades que didatizam os textos com vistas aos estudos gramaticais e distanciam os estudantes do gosto pela leitura. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre o trabalho com os círculos de leitura na escola como uma prática de letramento literário que fomente a leitura de obras literárias e, por conseguinte, a formação leitora. Uma prática que fomenta a efetiva a leitura literária e necessita de um acompanhamento sistematizado sem, no entanto, estar prioritariamente atrelada às atividades de estudos linguísticos presentes no livro didático.
Downloads
Referências
CHARTIER, Roger. A aventura do livro. Do leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun. 1ª reimp. Trad. Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Editora UNESP, 1998a.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad. Mary Del Priory. 2 ed. Brasília: EdUnB, 1998b.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014a.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014b.
FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro; MARCHI, Diana Maria. A formação do jovem leitor: temas e gêneros da literatura. ERECHIM: Edelbra, 2009.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 11. ed. Campinas: Pontes, 2008.
KLEIMAN, Ângela (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas/SP: Mercado de Letras, (1995).
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tania M. K. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Veronica Maria de Araújo Pontes, Hilma (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.