MÍDIAS EDUCACIONAIS, CÍRCULO DE LEITURA LITERÁRIA E O CORTIÇO

possibilidades educacionais frente ao retrato da sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7191

Palavras-chave:

Mídias, Leitura Literária, Círculos de Leitura

Resumo

O livro Círculos de Leitura e Letramento Literário, de Rildo Cosson, apresenta a “construção literária de sentidos”, abordando estratégias que formam leitores críticos e capazes de relacionar leitura e visão de mundo. Com base nessa perspectiva, este estudo explora as fichas de leitura do autor e sua relação com mídias educacionais na mediação de “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo (2010). A pesquisa, de abordagem qualitativa e bibliográfica, analisa a aproximação de estudantes à literatura por meio das tecnologias. O referencial teórico se apoia nas categorias: formação leitora (Pontes, 2012; Colomer, 2003; Machado, 2016), literatura e sociedade (Candido, 2006; Lukács, 1970, 2010) e círculos de leitura (Cosson, 2014). Destaca-se a importância da mediação prática e das mídias educacionais como ferramentas para fortalecer o ensino da literatura.

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Biografia do Autor

André de Araújo Pinheiro, IFRN

Professor Temporário no Estado do Rio Grande do Norte. Aluno do Doutoramento em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino – RENOEN/IFRN. Mestre em Ensino pelo Posensino – UERN/IFRN/UERN. Graduado Em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino/IFRN

Veronica Maria de Araújo Pontes, IFRN

Professora do IFRN, dos cursos de graduação em Quí­mica e Informática. Professora do Mestrado em Ensino/UERN/IFRN/UFERSA. Avaliadora do INEP. Lí­der do grupo de estudos e pesquisas em literatura, tecnologias e novas linguagens-GEPELT. 

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Publicado

2025-10-23

Como Citar

de Araújo Pinheiro, A., & Pontes, V. M. de A. (2025). MÍDIAS EDUCACIONAIS, CÍRCULO DE LEITURA LITERÁRIA E O CORTIÇO: possibilidades educacionais frente ao retrato da sociedade . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(36). https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7191

Edição

Seção

Dossiê: Educação básica e educação profissional: índices, indicadores e contextos diversos