MÍDIAS EDUCACIONAIS, CÍRCULO DE LEITURA LITERÁRIA E O CORTIÇO
possibilidades educacionais frente ao retrato da sociedade
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7191Palavras-chave:
Mídias, Leitura Literária, Círculos de LeituraResumo
O livro Círculos de Leitura e Letramento Literário, de Rildo Cosson, apresenta a “construção literária de sentidos”, abordando estratégias que formam leitores críticos e capazes de relacionar leitura e visão de mundo. Com base nessa perspectiva, este estudo explora as fichas de leitura do autor e sua relação com mídias educacionais na mediação de “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo (2010). A pesquisa, de abordagem qualitativa e bibliográfica, analisa a aproximação de estudantes à literatura por meio das tecnologias. O referencial teórico se apoia nas categorias: formação leitora (Pontes, 2012; Colomer, 2003; Machado, 2016), literatura e sociedade (Candido, 2006; Lukács, 1970, 2010) e círculos de leitura (Cosson, 2014). Destaca-se a importância da mediação prática e das mídias educacionais como ferramentas para fortalecer o ensino da literatura.
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