REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.6347Palavras-chave:
Leitura; PNLD; Leitor; EnsinoResumo
Esse artigo traz reflexões em torno da leitura literária levando em conta a leitura enquanto um ato fundamental para o desenvolvimento e formação do indivíduo em seus mais variados aspectos que incluem além da linguagem, ato reflexivo e crítico fundamental ao exercício da cidadania e formação integral. Discutimos ainda dados avaliativos do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e da pesquisa Retratos de leitura que nos trazem informações importantes em torno do perfil leitor do nosso estudante brasileiro e direcionamos à reflexão sobre ações e estratégias possíveis de serem adicionadas ao ensino na tentativa da formação do leitor literário. Para isso baseamo-nos em autores como Kleiman (2008), Batista (2023), Pontes (2020), Balça e Pires (2012), entre outros diálogos que nos esclarecem acerca da educação literária, conceitualização de leitura e o PNLD enquanto política pública que colabora nessa formação leitora.
Downloads
Referências
BALÇA, Ângela; PIRES, Maria da Natividade. O Ensino da Leitura Literária na Escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente: UNESP, n. 22, p. 92–104, Presidente Prudente, UNESP, jan. 2012.
BATISTA, Maria Carmem Silva. As Metodologias Ativas e a BNCC: contribuições e implicações para a formação do leitor literário. Revista Ft, Rio de Janeiro/RJ, vol 27, edição 121, 42 - 56, abr., 2023.
BATISTA, Maria Carmem Silva. Literatura infantil: construindo significados e despertando o imaginário. Dissertação (Mestrado em Educação), profletr@s, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró, p.110. 2015. Brasil perde 4,6 milhões de leitores em quatro anos. 2020. Disponível em: https://agorarn.com.br/ultimas/brasil-perde-46-milhoes-de-leitores-em-quatro-anos/. Acesso em: 29 mar. 2023.
BRASIL, Presidência da República. Ministério da Educação. PNLD 2018: guia de livros didáticos – Educação Infantil/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2018.
BUSATO, Cléo. A Arte de Contar Histórias no século XXI. Petrópolis, RJ: 2006.
COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2003.
FERREIRA, Nathalia Bezerra da Silva; PONTES, Verônica Maria de Araújo. “De Nome Filhote”, De Marina Colasanti: Formando leitores e discutindo a condição feminina. Revista Humanidades e Inovação v. 8, n. 38, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/search/authors/view?givenName=Ver%C3%B4nica%20Maria&familyName=de%20Ara%C3%BAjo%20Pontes&affiliation=IFRN&country=BR&authorName=de%20Ara%C3%BAjo%20Pontes%2C%20Ver%C3%B4nica%20Maria.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 11. ed. Campinas, 2008.
Plataforma pró-livro | Retratos da Leitura no Brasil. Disponível em: http://plataforma.prolivro.org.br/retratos.php. Acessado em: 18 jun. 2024.
PONTES, Verônica Maria de Araújo. O fantástico e maravilhoso mundo literário infantil. Curitiba: CRV, 2012.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e Pedagogia: reflexão com relances de depoimento. In: ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. São Paulo: Global; Campinas: ALB - Associação da Leitura do Brasil, 2008.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Isabel Cristina Félix da Silva, Verônica Maria de Araújo Pontes, Maria Carmem Silva Batista (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.