REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.6347

Palavras-chave:

Leitura; PNLD; Leitor; Ensino

Resumo

Esse artigo traz reflexões em torno da leitura literária levando em conta a leitura enquanto um ato fundamental para o desenvolvimento e formação do indivíduo em seus mais variados aspectos que incluem além da linguagem, ato reflexivo e crítico fundamental ao exercício da cidadania e formação integral. Discutimos ainda dados avaliativos do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e da pesquisa Retratos de leitura que nos trazem informações importantes em torno do perfil leitor do nosso estudante brasileiro e direcionamos à reflexão sobre ações e estratégias possíveis de serem adicionadas ao ensino na tentativa da formação do leitor literário. Para isso baseamo-nos em autores como Kleiman (2008), Batista (2023), Pontes (2020), Balça e Pires (2012), entre outros diálogos que nos esclarecem acerca da educação literária, conceitualização de leitura e o PNLD enquanto política pública que colabora nessa formação leitora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Félix da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Mestra em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professa da rede municipal de educação – Mossoró.

Verônica Maria de Araújo Pontes, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutora em Educação pela Universidade do Minho - Portugal. Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/IFRN/UFERSA) e do Doutorado em Ensino (RENOEN/IFRN).

Maria Carmem Silva Batista, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora da Faculdade de Educação (UERN). Coordenadora do grupo de pesquisa GEPELT (UERN).

Referências

BALÇA, Ângela; PIRES, Maria da Natividade. O Ensino da Leitura Literária na Escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente: UNESP, n. 22, p. 92–104, Presidente Prudente, UNESP, jan. 2012.

BATISTA, Maria Carmem Silva. As Metodologias Ativas e a BNCC: contribuições e implicações para a formação do leitor literário. Revista Ft, Rio de Janeiro/RJ, vol 27, edição 121, 42 - 56, abr., 2023.

BATISTA, Maria Carmem Silva. Literatura infantil: construindo significados e despertando o imaginário. Dissertação (Mestrado em Educação), profletr@s, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró, p.110. 2015. Brasil perde 4,6 milhões de leitores em quatro anos. 2020. Disponível em: https://agorarn.com.br/ultimas/brasil-perde-46-milhoes-de-leitores-em-quatro-anos/. Acesso em: 29 mar. 2023.

BRASIL, Presidência da República. Ministério da Educação. PNLD 2018: guia de livros didáticos – Educação Infantil/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2018.

BUSATO, Cléo. A Arte de Contar Histórias no século XXI. Petrópolis, RJ: 2006.

COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2003.

FERREIRA, Nathalia Bezerra da Silva; PONTES, Verônica Maria de Araújo. “De Nome Filhote”, De Marina Colasanti: Formando leitores e discutindo a condição feminina. Revista Humanidades e Inovação v. 8, n. 38, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/search/authors/view?givenName=Ver%C3%B4nica%20Maria&familyName=de%20Ara%C3%BAjo%20Pontes&affiliation=IFRN&country=BR&authorName=de%20Ara%C3%BAjo%20Pontes%2C%20Ver%C3%B4nica%20Maria.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 11. ed. Campinas, 2008.

Plataforma pró-livro | Retratos da Leitura no Brasil. Disponível em: http://plataforma.prolivro.org.br/retratos.php. Acessado em: 18 jun. 2024.

PONTES, Verônica Maria de Araújo. O fantástico e maravilhoso mundo literário infantil. Curitiba: CRV, 2012.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e Pedagogia: reflexão com relances de depoimento. In: ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. São Paulo: Global; Campinas: ALB - Associação da Leitura do Brasil, 2008.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2012.

Downloads

Publicado

2024-07-09

Como Citar

Félix da Silva, I. C., Pontes, V. M. de A. ., & Batista, M. C. S. . (2024). REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO BRASIL. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.6347