A GEOGRAFIA FÍSICA NAS LICENCIATURAS EM GEOGRAFIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS (IFs)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59776/2526-3889.2025.6155

Keywords:

Formação de Professores, Novas Licenciaturas, Currículo

Abstract

Os Institutos Federais (IFs) oferecem 20% de suas vagas para a formação de professores. Nesse ínterim, licenciaturas em Geografia são oportunizadas. Pelas características multidisciplinares de seus departamentos de ensino, propôs-se a indagação: como a Geografia Física é organizada dentro das propostas curriculares das licenciaturas, observando que não existem departamentos de Geografia nos IFs? Assim, efetivou-se uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, dimensionando a participação da Geografia Física nas licenciaturas em Geografia nos IFs. Adotou-se como metodologia o levantamento bibliográfico, de dados nos PPC`s, sistematização em quadros e mapa, posicionamento das informações através de médias aritméticas simples e a comparação com dois centros consolidados na Geografia: USP e UFRJ. Conclui-se que as componentes curriculares da Geografia Física nos IFs possuem cargas horárias relativas às obrigatórias em proximidade com a UFRJ, variando conforme nuances pontuais regionais e em distanciamento das oferecidas pela USP. As médias aritméticas de participação de componentes dentre as obrigatórias se afastam da USP e estão abaixo da UFRJ; suas nomenclaturas se aproximam das observadas na USP, com poucas variações à temáticas/nomeações recentes. Isso pode significar uma procura pelo oferecimento de trajetórias epistemológicas consolidadas num formato enxuto, tendo em vista as estruturas institucionais.

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Author Biography

Emerson Galvani, USP

concluiu o doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2001. Mestre em Agrometeorologia pela ESALQ/USP em 1995. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Publicou 135 artigos em periódicos especializados e 251 trabalhos em anais de eventos. Possui 55 capítulos de livros publicados e 04 livros organizados. Atualmente coordena 4 projetos de pesquisa. Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Climatologia e Microclimatologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 72 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: microclima, balanço de energia, atributos climáticos, microclima de ambientes específicos. Bolsista de pesquisa e produtividade do CNPq (1D). Presidente da Associação Brasileira de Climatologia - ABCLIMA (gestão 2008 - 2010). Coordenador do programa de Pós-Graduação em Geografia Física - Universidade de São Paulo (2007 a 2011). Vice-presidente da Comissão de Pós-graduação da FFLCH/USP (2009 a 2011). Editor da Revista do Departamento de Geografia da USP a partir de março de 2011 até outubro de 2015. Membro da comissão de avaliação da CAPES na área de Geografia (triênio 2011 a 2013). Coordenador do Curso de Geografia (2015 até 2019). Editor Chefe da Revista Brasileira de Climatologia (outubro de 2016 atual) e Editor Associado da Revista GeoUSP (julho de 2016 até 2018). Vice-Presidente da Comissão de Graduação da FFLCH (Junho de 2017 atual). Orientador da Tese vencedora do prêmio ANPEGE. Pai da Madalena em 09/12/2014. Representante da área de Geografia junto ao CNPq (3/7/2020 atual).

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[Omitido para avaliação]

Published

2025-10-24

How to Cite

GOBIS VERGES, João Vitor; GALVANI, Emerson. A GEOGRAFIA FÍSICA NAS LICENCIATURAS EM GEOGRAFIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS (IFs). Revista GeoInterações, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.59776/2526-3889.2025.6155. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/6155. Acesso em: 6 dec. 2025.

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