A PAIDÉIA KIERKEGAARDIANA

Autores

  • Marcos Érico de Araújo Silva UERN

Palavras-chave:

Paidéia kierkegaardiana, Si-mesmo, Areté, Modificação da existência, Originalidade adquirida, Originalidade imediata e primeira

Resumo

Farei uma abordagem da educação em Kierkegaard do ponto de vista filosófico sendo, portanto, uma introdução à filosofia de Kierkegaard. Educação é compreendida no sentido da paidéia grega. Assim como a paidéia se inclina para a areté, do mesmo modo a paidéia kierkegaardiana exige a modificação da existência. O método da comunicação indireta é a forma da educação e, assim, o ensinar do autêntico professor decorre de sua "originalidade adquirida" ao reduplicar em sua existência o que ensina apropriando-se, quer dizer, sendo, ele mesmo, aquilo que ensina. Ao contrário, o professor erudito possui apenas uma "originalidade imediata e primeira" e, por isso, apenas transmite e exibe seu vasto saber sem reduplicá-lo. A produção pseudônima e religiosa são os dois olhos de Kierkegaard para ver a mesma questão: o tornar-se si-mesmo e sua imbricação com a realidade efetiva.

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Biografia do Autor

Marcos Érico de Araújo Silva, UERN

Doutor em Filosofia pela UFPB-UFPE-UFRN, Professor do Departamento de Filosofia da UERN, Campus Caicó – CaC, Professor permanente do Mestrado Profissional (PROF-FILO), e Membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI).

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

ARAÚJO SILVA, M. Érico de. A PAIDÉIA KIERKEGAARDIANA. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 45–91, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i1.3034. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ KIERKEGAARD E A EDUCAÇíO

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