A filosofia concreta de Gabriel Marcel:

por uma filosofia da história da filosofia e uma filosofia do ensino da filosofia

Autores

  • Marcos Érico de Araújo Silva UERN
  • Iraquitan de Oliveira Caminha UFPB

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i3.1231

Palavras-chave:

Gabriel Marcel. Vocação. História da filosofia. Vitrine. Heidegger

Resumo

O artigo pretende meditar a questão do que significa filosofia e a consequente crí­tica marceliana de uma determinada forma de se estudar e lecionar a história da filosofia. Assim como Marcel e outros filósofos franceses já constatavam a necessidade de uma filosofia da história da filosofia, para não recair numa exposição de uma multiplicidade de filósofos, um ao lado do outro, como numa "vitrine" que expõe produtos à venda, da mesma forma e radicalidade é preciso pensar e fazer uma filosofia do ensino da filosofia. Sem isto a aula de filosofia se reduz à reprodução de ideias e resumos de obras de filosofia com seus respectivos contextos históricos, sem, porém, conduzir o estudioso a uma experiência existencial disto. É preciso co-fazer com o filósofo estudado, na aula ou leitura pessoal, a mesma via-gem, o mesmo per-curso per-corrido pelo filósofo numa determinada obra clássica de filosofia e não apenas ser informado sobre suas ideias, num "espí­rito de abstração", tornando-se apto para fazer "provas", sem, contudo, encarná-las ou apropriá-las.

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Biografia do Autor

Marcos Érico de Araújo Silva, UERN

É Bacharel em Filosofia (2005), Licenciado em Filosofia (2006), Mestre em Filosofia (2008) pela UFPB, e Doutor em Filosofia (2015) pela UFPB-UFRN-UFPE. Atualmente é Professor Adjunto II do Departamento de Filosofia da UERN no Campus de Caicó - RN, e professor Permanente do Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO, núcleo UERN. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI). É lí­der do Grupo de Pesquisa (DGP-CNPq) Núcleo de Estudos em Fenomenologia, Hermenêutica e Mí­stica do Departamento de Filosofia da UERN. É membro do Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq) Fenomenologia, Hermenêutica e Metafí­sica da UNIOESTE. Atua principalmente nos seguintes temas: Kierkegaard, Heidegger, Gabriel Marcel, superação da metafí­sica, tonalidades afetivas, existência encarnada, cristianismo, e mí­stica cristã. É professor de Capoeira Angola.

Iraquitan de Oliveira Caminha, UFPB

Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal da Paraí­ba (1988). Graduado em Psicologia pelos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraí­ba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraí­ba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Atualmente, é professor titular do Departamento de Educação Fí­sica, do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Fí­sica da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraí­ba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraí­ba. Autor dos livros O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty (Editora da UFPB, 2010), Escritos diversos no universo do corpo, educação, psicanálise e filosofia (LiberArs 2015), 10 Lições sobre Merleau-Ponty (Vozes, 2019) e de vários artigos e capí­tulos de livros sobre Corpo, Educação, Psicanálise e Filosofia.

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Publicado

2020-03-31

Como Citar

ARAÚJO SILVA, M. Érico de; CAMINHA, I. de O. A filosofia concreta de Gabriel Marcel:: por uma filosofia da história da filosofia e uma filosofia do ensino da filosofia. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 169–184, 2020. DOI: 10.25244/tf.v13i3.1231. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1231. Acesso em: 21 nov. 2024.

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