Fenomenologia e Educação

Autores

  • Iraquitan de Oliveira Caminha UFPB

Palavras-chave:

Fenomenologia, Educação, Corpo

Resumo

O objetivo do artigo é indicar contribuições da fenomenologia para a educação. Parte-se de uma breve contextualização do significado de fenomenologia como reaprender a ver o mundo e procura-se investigar, a partir dessa caracterização, alguns interessantes aportes para a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iraquitan de Oliveira Caminha, UFPB

Doutor em filosofia pela Université Catholique de Louvain, professor do Curso de Doutorado Integrado em Filosofia promovido pela UFRN, UFPB e UFPE. (E-mail: caminhairaquitan@gmail.com "” Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Campus I - Bloco Humaní­stico - Cidade Universitária - João Pessoa – PB; CEP 58059-900).

Referências

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. "Corpo vivido e corpo pulsional: um diálogo entre Merleau-Ponty e Freud". In: BARROS, Neuma, CAMINHA, Iraquitan de Oliveira e ALMEIDA, Ronaldo Monte de. Narrativas do corpo: textos de psicopatologia fundamental. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2009.

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2010.

CAPALBO, Creusa. Fenomenologia e ciências humanas. Aparecida: Ideias e Letras, 2008.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. Trad. Márcio Susuki. Aparecida: Ideias e Letras, 2006.

LE BRETON, David. A sociologia do Corpo. Trad. Sonia Fuhrmann.2 ed., Petrópolis: Vozes, 2007.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 1992.

______. L"™oeil et l"™esprit. Paris: Gallimard, 1992.

REZENDE, Antônio Muniz de. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez, 1990.

VAN PEURSEN, Cornelis Anthonie. Le corps-l"™âme-l"™esprit. Trad. Marie Claes. La Haye:MartinusNijhoff, 1979.

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

CAMINHA, I. de O. Fenomenologia e Educação. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 11–21, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1792. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO