Fenomenologia e Educação

Autores

  • Iraquitan de Oliveira Caminha UFPB

Palavras-chave:

Fenomenologia, Educação, Corpo

Resumo

O objetivo do artigo é indicar contribuições da fenomenologia para a educação. Parte-se de uma breve contextualização do significado de fenomenologia como reaprender a ver o mundo e procura-se investigar, a partir dessa caracterização, alguns interessantes aportes para a educação.

Downloads

Biografia do Autor

Iraquitan de Oliveira Caminha, UFPB

Doutor em filosofia pela Université Catholique de Louvain, professor do Curso de Doutorado Integrado em Filosofia promovido pela UFRN, UFPB e UFPE. (E-mail: caminhairaquitan@gmail.com "” Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Campus I - Bloco Humaní­stico - Cidade Universitária - João Pessoa – PB; CEP 58059-900).

Referências

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. "Corpo vivido e corpo pulsional: um diálogo entre Merleau-Ponty e Freud". In: BARROS, Neuma, CAMINHA, Iraquitan de Oliveira e ALMEIDA, Ronaldo Monte de. Narrativas do corpo: textos de psicopatologia fundamental. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2009.

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2010.

CAPALBO, Creusa. Fenomenologia e ciências humanas. Aparecida: Ideias e Letras, 2008.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. Trad. Márcio Susuki. Aparecida: Ideias e Letras, 2006.

LE BRETON, David. A sociologia do Corpo. Trad. Sonia Fuhrmann.2 ed., Petrópolis: Vozes, 2007.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 1992.

______. L"™oeil et l"™esprit. Paris: Gallimard, 1992.

REZENDE, Antônio Muniz de. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez, 1990.

VAN PEURSEN, Cornelis Anthonie. Le corps-l"™âme-l"™esprit. Trad. Marie Claes. La Haye:MartinusNijhoff, 1979.

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Fenomenologia e Educação. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 11–21, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1792. Acesso em: 15 abr. 2025.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO