Benjamin versus Adorno e Horkheimer:

reflexões sobre a reprodução técnica da obra de arte

Auteurs

  • Demóstenes Dantas Vieira UERN

Mots-clés :

Arte, Técnica, Alienação, Indústria Cultural

Résumé

Com a evolução tecnológica, a reprodução da obra de arte, que há séculos era realizada manualmente, passa a ser realizada pelo uso da técnica. Walter Benjamin (1934) defende que a técnica tende a proporcionar o acesso à obra de arte. Em contraponto, Adorno e Horkheimer (1947) defendem que o uso da técnica e a reprodução da obra de arte nas mãos da Indústria Cultural podem promover a alienação social. Visto tais posicionamentos, este trabalho visa confrontar os referidos autores a partir dos artigos A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica, Walter Benjamin (1934), e A Indústria Cultural: O Iluminismo como Mistificação das Massas, Adorno e Horkheimer (1947). Tal confronto pretende possibilitar a compreensão do fenômeno reprodutí­vel da obra de arte, assim como inferir sobre o mesmo na conjectura social contemporânea.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Demóstenes Dantas Vieira, UERN

Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraí­ba "” UEPB. Possui pós-graduação latu sensu em Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Patos "” FIP. Aluno regular do Mestrado Acadêmico em Ciências Sociais e Humanas oferecido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte "” UERN (E-mail: literaturaevida@yahoo.com.br).

Références

ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural o iluminismo como mistificação das massas. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. In: Teoria da Cultura de massa. Luiz Costa Lima (Org.). São Paulo: Paz e Terra, 2000.

ASSON, Paul-Laurent. A escola de Frankfurt. Tradução de Helena Cardoso. São Paulo: Ática, 1991.

BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. In: Magia e Técnica, Arte e Polí­tica: ensaios sobre a literatura e história da cultura. 7ª ed. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

______. Rua de mão única. In: Obras escolhidas II. 5ª ed. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido se desmancha no ar: a aventura da modernidade. Tradução de Carlos Felipe Moisés e Ana Maria L. Loratti. São Paulo: Companhia das letras, 1986.

CHAUÍ, Marilena. A cultura de massa e a indústria cultural. In: Convite à filosofia. 13ª ed. São Paulo: Ática, 2005.

______, Marilena. O universo das artes. In: Convite à filosofia. 13ª ed. São Paulo: Ática, 2005.

DA COSTA, Belamino César Guimarães. Dialética do esclarecimento: a sociedade da sensação e da (des) informação. In: Ensaios frankfurtianos. Antônio A. S. Zuin; Bruno Pucci; Newton Ramos-de-Oliveira (Orgs.). São Paulo: Cortez, 2004.

DE MELO, José Laurêncio; FERREIRA, Orlando da Costa. Comunicação e cultura de massa. In: Teoria da Cultura de massa. Luiz Costa Lima (Org.). São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FRANCO, Renato. Tecnologia e cultura na época da globalização. In: Ensaios frankfurtianos. (Orgs.) Antônio A. S. Zuin; Bruno Pucci; Newton Ramos-de-Oliveira. São Paulo: Cortez, 2004.

PALHARES, Taiza. Aura: a crise da arte em Walter Benjamin. São Paulo: Ed. Barracuda, 2006.

ROCHLITZ, Rainer. O desencantamento da arte: A filosofia de Walter Benjamin. Bauru: EDUSC, 2003.

Téléchargements

Publiée

2020-06-05

Comment citer

VIEIRA, D. D. Benjamin versus Adorno e Horkheimer:: reflexões sobre a reprodução técnica da obra de arte. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 29–36, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1915. Acesso em: 8 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

FLUXO CONTíNUO

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice