O reconhecimento de si em sua identificação como professor(a):

um estudo com os(as) professores(as) licenciados(as) em filosofia na rede municipal regular e urbana de São Luís do Maranhão

Auteurs

  • Simey Fernanda Furtado Teixeira PROF-FILO/UFMA
  • José Assunção Fernandes Leite UFMA

DOI :

https://doi.org/10.25244/tf.v13i2.4056

Mots-clés :

Reconhecimento de si, Professor, Ensino de Filosofia, Perfil Formativo, Formação

Résumé

A presente pesquisa realizar-se-á no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia – nível de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da Universidade Federal do Maranhão, vinculado à área de Ensino de Filosofia e à linha de pesquisa de Filosofia e Ensino. Possui como objeto de análise: “O reconhecimento de si em sua identificação como professor: um estudo com os professores licenciados em Filosofia na rede municipal regular e urbana de São Luís do Maranhão”. apresentar-se-á as categorias “reconhecimento” e “professor”, a primeira sob a perspectiva de Paul Ricoeur (2006), e a segunda dentro da concepção trazida por António Nóvoa (1992/1999) como fundamentação teórica necessária aos parâmetros de análise sobre a investigação realizada entre esses profissionais; por fim, investigar-se-á o reconhecimento de si como professor nos licenciados em filosofia, através do perfil formativo e de autorreconhecimento na docência da Rede Municipal de Ensino Regular Urbana de São Luís do Maranhão.

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Bibliographies de l'auteur

Simey Fernanda Furtado Teixeira, PROF-FILO/UFMA

Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional ‘PROF-FILO/UFMA

José Assunção Fernandes Leite, UFMA

Docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PROF-FILO/UFMA, Dep. De Filosofia. Professor Doutor da UFMA.

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Publiée

2022-07-07

Comment citer

TEIXEIRA, S. F. F. .; LEITE, J. A. F. O reconhecimento de si em sua identificação como professor(a): : um estudo com os(as) professores(as) licenciados(as) em filosofia na rede municipal regular e urbana de São Luís do Maranhão. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 155–170, 2022. DOI: 10.25244/tf.v13i2.4056. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4056. Acesso em: 2 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ AFROPERSPECTIVISMO E O ENSINO DE FILOSOFIA (v.13, n.2, 2020)