CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN

Autores

  • Rômulo Kleberson de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Franklin Roberto da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0001-7708-0668

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Cartografia

Resumo

A cartografia aparece como uma das disciplinas mais importantes para a formação do
profissional de ensino de Geografia nos dias atuais. Entender as facilidades e barreiras dos alunos do
curso de Geografia do CAMEAM em relação í s disciplinas da Cartografia e sua atuação no mercado
profissional foram os objetivos do presente trabalho. Para tanto, utilizou-se análises bibliográficas e
aplicações de formulários para 30% dos alunos matriculados a partir do 4º perí­odo. Observou-se que
os assuntos aos quais os alunos pesquisados encontraram mais dificuldades durante o processo de
ensino-aprendizagem foram, respectivamente, "Fusos horários" (26 votos ou 76,47 % do total),
"Escala" (17 votos ou 50 %) e "Projeções cartográficas" (11 votos ou 32,35%). Por outro lado, os
temas que demonstraram menos limitações foram "A história da Cartografia" (26 votos ou 76,47 %),
"Coordenadas geográficas" (19 votos ou 55,88%) e o "Sistema de cores" (17 votos ou 50 %).
Percebeu-se que os temas escolhidos com difí­cil assimilação seguem critérios de ensino/aprendizagem
que exigem operações matemáticas e cientí­ficas, bem como uma boa capacidade de percepção por
parte de seus usuários para entender seus procedimentos, em oposição aos considerados de melhor
assimilação. Os resultados relacionados ao futuro exercí­cio profissional demonstraram que os
discentes se consideram aptos a ensinar cartografia, mas que ainda precisam de capacitação para ter
mais segurança em repassar conhecimentos relacionados a cartografia. Espera-se que o trabalho sirva
de estí­mulo para compreensão das principais dificuldades na relação ensino/aprendizagem em
Geografia, em particular a Cartografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rômulo Kleberson de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Geografia pela UERN/Pau dos Ferros

Franklin Roberto da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), Especialização em Meio Ambiente e Politicas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/RN (2018). Atualmente é professor Adjunto IV e coordenador do Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento - LAGEO/CAPF/UERN, além de atuar como Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido no Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAPF - da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, sistemas de informação geográfica, cartografia, meio ambiente, ensino e geografia.

Referências

ALMEIDA, R. D. de. PASSINI, E.Y. O espaço geográfico: ensino e representação. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2000.

ALMEIDA, R. D. de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2006.

DUARTE, P. A. Fundamentos de Cartografia. 2 ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002.

LACOSTE, Y. A geografia, isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra. 14 ed. Campinas: Papirus, 1988.

OLIVEIRA, L. de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, R. D. de. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I. CACETE. N. H.. Representações cartográficas: plantas, mapas e maquetes. In: ______. Para ensinar e aprender Geografia. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

30-06-2011

Como Citar

SOUZA, R. K. de .; COSTA, F. R. da . CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/309. Acesso em: 29 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.