CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN
Keywords:
Geografia, Ensino, CartografiaAbstract
A cartografia aparece como uma das disciplinas mais importantes para a formação do
profissional de ensino de Geografia nos dias atuais. Entender as facilidades e barreiras dos alunos do
curso de Geografia do CAMEAM em relação í s disciplinas da Cartografia e sua atuação no mercado
profissional foram os objetivos do presente trabalho. Para tanto, utilizou-se análises bibliográficas e
aplicações de formulários para 30% dos alunos matriculados a partir do 4º período. Observou-se que
os assuntos aos quais os alunos pesquisados encontraram mais dificuldades durante o processo de
ensino-aprendizagem foram, respectivamente, "Fusos horários" (26 votos ou 76,47 % do total),
"Escala" (17 votos ou 50 %) e "Projeções cartográficas" (11 votos ou 32,35%). Por outro lado, os
temas que demonstraram menos limitações foram "A história da Cartografia" (26 votos ou 76,47 %),
"Coordenadas geográficas" (19 votos ou 55,88%) e o "Sistema de cores" (17 votos ou 50 %).
Percebeu-se que os temas escolhidos com difícil assimilação seguem critérios de ensino/aprendizagem
que exigem operações matemáticas e científicas, bem como uma boa capacidade de percepção por
parte de seus usuários para entender seus procedimentos, em oposição aos considerados de melhor
assimilação. Os resultados relacionados ao futuro exercício profissional demonstraram que os
discentes se consideram aptos a ensinar cartografia, mas que ainda precisam de capacitação para ter
mais segurança em repassar conhecimentos relacionados a cartografia. Espera-se que o trabalho sirva
de estímulo para compreensão das principais dificuldades na relação ensino/aprendizagem em
Geografia, em particular a Cartografia.
Downloads
References
ALMEIDA, R. D. de. PASSINI, E.Y. O espaço geográfico: ensino e representação. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2000.
ALMEIDA, R. D. de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2006.
DUARTE, P. A. Fundamentos de Cartografia. 2 ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002.
LACOSTE, Y. A geografia, isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra. 14 ed. Campinas: Papirus, 1988.
OLIVEIRA, L. de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, R. D. de. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I. CACETE. N. H.. Representações cartográficas: plantas, mapas e maquetes. In: ______. Para ensinar e aprender Geografia. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to Geotemas declare that the work is an original article and has not been submitted for publication, in full or in part, in another national or international scientific journal or in another circulation vehicle. The authors also declare that they agree with the transfer of the copyright of the referred article to the magazine Geotemas (University of the State of Rio Grande do Norte), allowing for later publications, as long as the source of its publication is assured. Finally, they assume public responsibility for the article, being aware that any charges arising from a claim by third parties regarding the authorship of the work may apply to them.