CARTOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN
Palabras clave:
Geografia, Ensino, CartografiaResumen
A cartografia aparece como uma das disciplinas mais importantes para a formação do
profissional de ensino de Geografia nos dias atuais. Entender as facilidades e barreiras dos alunos do
curso de Geografia do CAMEAM em relação í s disciplinas da Cartografia e sua atuação no mercado
profissional foram os objetivos do presente trabalho. Para tanto, utilizou-se análises bibliográficas e
aplicações de formulários para 30% dos alunos matriculados a partir do 4º período. Observou-se que
os assuntos aos quais os alunos pesquisados encontraram mais dificuldades durante o processo de
ensino-aprendizagem foram, respectivamente, "Fusos horários" (26 votos ou 76,47 % do total),
"Escala" (17 votos ou 50 %) e "Projeções cartográficas" (11 votos ou 32,35%). Por outro lado, os
temas que demonstraram menos limitações foram "A história da Cartografia" (26 votos ou 76,47 %),
"Coordenadas geográficas" (19 votos ou 55,88%) e o "Sistema de cores" (17 votos ou 50 %).
Percebeu-se que os temas escolhidos com difícil assimilação seguem critérios de ensino/aprendizagem
que exigem operações matemáticas e científicas, bem como uma boa capacidade de percepção por
parte de seus usuários para entender seus procedimentos, em oposição aos considerados de melhor
assimilação. Os resultados relacionados ao futuro exercício profissional demonstraram que os
discentes se consideram aptos a ensinar cartografia, mas que ainda precisam de capacitação para ter
mais segurança em repassar conhecimentos relacionados a cartografia. Espera-se que o trabalho sirva
de estímulo para compreensão das principais dificuldades na relação ensino/aprendizagem em
Geografia, em particular a Cartografia.
Descargas
Citas
ALMEIDA, R. D. de. PASSINI, E.Y. O espaço geográfico: ensino e representação. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2000.
ALMEIDA, R. D. de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2006.
DUARTE, P. A. Fundamentos de Cartografia. 2 ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002.
LACOSTE, Y. A geografia, isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra. 14 ed. Campinas: Papirus, 1988.
OLIVEIRA, L. de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, R. D. de. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I. CACETE. N. H.. Representações cartográficas: plantas, mapas e maquetes. In: ______. Para ensinar e aprender Geografia. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que envían sus manuscritos a Geotemas declaran que el trabajo es un artículo original y no ha sido enviado para su publicación, total o parcial, en otra revista científica nacional o internacional o en otro vehículo de circulación. Los autores también declaran que están de acuerdo con la transferencia de los derechos de autor del artículo referido a la revista Geotemas (Universidad del Estado de Rio Grande do Norte), permitiendo publicaciones posteriores, siempre y cuando la fuente de su publicación esté asegurada. Finalmente, asumen la responsabilidad pública del artículo, conscientes de que cualquier cargo que surja de un reclamo de terceros con respecto a la autoría del trabajo puede aplicarse a ellos.