O ENSINO DA CARTOGRAFIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL EDILTON FERNANDES E NA ESCOLA ESTADUAL PADRE BERNARDINO FERNANDES EM MARCELINO VIEIRA-RN

Autores

  • Maria Berlândia da Silva Farias Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Franklin Roberto da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Cartografia

Resumo

O ensino de Geografia, no decorrer dos anos, vem passando por transformações, principalmente a partir da década de 1970, perí­odo em que o ensino geográfico passa a ser trabalhado com base no paradigma que concebeu a esta ciência um caráter crí­tico. Como conseqüência destas transformações a cartografia se faz cada vez mais necessária para se entender os elementos geográficos e a sua dinâmica espacial. Assim, objetiva-se analisar o processo de ensino-aprendizagem da cartografia nas séries do ensino fundamental maior de 6º ao 9º ano nas escolas públicas da cidade de Marcelino Vieira-RN. O presente trabalho embasou-se teoricamente em Castellar e Vilhena (2010); Francischett (2004); Cavalcanti (2007); Passini (2007); Simielli (2010); Joly (1990) entre outros. Além do levantamento do referencial teórico, foram elaborados questionários com perguntas objetivas e subjetivas aplicados aos discentes das escolas campo de pesquisa e aos docentes da disciplina de Geografia das referidas instituições. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que o ensino da cartografia apresenta-se aquém da realidade almejada, pois os alunos não sabem o que é cartografia e como esta se faz presente na sala de aula e no nosso cotidiano.

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Referências

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Publicado

31-12-2012

Como Citar

FARIAS, M. B. da S. .; COSTA, F. R. da . O ENSINO DA CARTOGRAFIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL EDILTON FERNANDES E NA ESCOLA ESTADUAL PADRE BERNARDINO FERNANDES EM MARCELINO VIEIRA-RN. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 2, n. 2, p. 35–53, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/379. Acesso em: 5 nov. 2024.

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