O ENSINO DA CARTOGRAFIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL EDILTON FERNANDES E NA ESCOLA ESTADUAL PADRE BERNARDINO FERNANDES EM MARCELINO VIEIRA-RN
Palabras clave:
Ensino, Geografia, CartografiaResumen
O ensino de Geografia, no decorrer dos anos, vem passando por transformações, principalmente a partir da década de 1970, período em que o ensino geográfico passa a ser trabalhado com base no paradigma que concebeu a esta ciência um caráter crítico. Como conseqüência destas transformações a cartografia se faz cada vez mais necessária para se entender os elementos geográficos e a sua dinâmica espacial. Assim, objetiva-se analisar o processo de ensino-aprendizagem da cartografia nas séries do ensino fundamental maior de 6º ao 9º ano nas escolas públicas da cidade de Marcelino Vieira-RN. O presente trabalho embasou-se teoricamente em Castellar e Vilhena (2010); Francischett (2004); Cavalcanti (2007); Passini (2007); Simielli (2010); Joly (1990) entre outros. Além do levantamento do referencial teórico, foram elaborados questionários com perguntas objetivas e subjetivas aplicados aos discentes das escolas campo de pesquisa e aos docentes da disciplina de Geografia das referidas instituições. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que o ensino da cartografia apresenta-se aquém da realidade almejada, pois os alunos não sabem o que é cartografia e como esta se faz presente na sala de aula e no nosso cotidiano.
Descargas
Citas
ANDRADE, M. C. de. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Editora universitária da UFPE, 2006.
CAVALCANTI, L. de S. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuições de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, S. (org). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2007, p.66-77
CAVALCANTI, L. de S. Proposições metodológicas para a construção de conceitos geográficos no ensino escolar. In ______. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 1998 (Coleção magistério: Formação e trabalho pedagógico).
CAVALCANTI, L. de S. Geografia escolar e a construção do conceito de ensino. In ______. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 1998 (Coleção magistério: Formação e trabalho pedagógico).
CASTELLAR, S. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, R. D. de. (org). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011, p. 121-135.
CASSAB, C. Reflexões sobre o ensino de Geografia. In: Geografia: Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 13 n. 1, 2009, p. 43 50. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistageografia/index.php/revistageografia/article/viewFile/50/43>. Acesso em: 03 mai. 2012
CORRÊA, R. L. Espaço, um conceito chave da Geografia. In:______. CASTRO, Iná Elias. GOMES, Paulo César da Costa (orgs). Geografia: conceitos e temas. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006, p. 15-47.
CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol.25, n. 66, p.227-247, 2005. Disponível em: <http://cev.org.br/biblioteca/aprendendo-ler-o-mundo-geografia-nos-anos-iniciais-ensinofundamental>. Acesso em: 11 dez. 2011.
COSTA, L. B. da. COSTA, F. R. da. A utilização da cartografia no ensino de Geografia: caminho para a alfabetização espacial. In: Anais da V Jornada Geográfica e II Jornada de Estudos Agrários. Pau dos Ferros-RN: 2009.
CASTELLAR, S. VILHENA, J. A linguagem e a representação cartográfica. In: Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010, p. 23-42. (Coleção idéias em ação/ coordenadora Ana Maria Pessoa de Carvalho).
FRANCISCHETT, M. N. A cartografia escolar crítica. BOOC, 2008. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/francischett-mafalda-cartografia-escolar-critica.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2011.
FRANCISCHETT, M. N. A cartografia no ensino-aprendizagem da geografia. BOOC, 2004. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/francischett-mafaldarepresentacoes-cartograficas.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Marcelino Vieira. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>. Acesso em: 20 fev. 2012.
JOLY, F. A linguagem cartográfica. In:___. A Cartografia. Campinas, São Paulo: Papirus, 1990, p. 13-29.
PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica. In:___. PASSINI, Elza Yasuko. PASSINI, Romão. MALYSZ, Sandra T (orgs). Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007, p. 143-155.
PONTUSCHKA, N. N. PAGANELLI, T. I. CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SATO, E. C. M.; FORNEL, S. R. Conhecimento do espaço escolar. In:___ PASSINI, E. Y.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. T. (orgs). Prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007, p. 52-57.
SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In:___. CARLOS, A. F. A. (org.). A Geografia na sala de aula. 8ª ed. 3ª reimpressão: São Paulo: Contexto, 2009, pg. 92-108
VIEIRA, C. E.; SÀ, M. G. de. Recurso didáticos: do quadro negro ao projetor, o que muda?. In:___ PASSINI, E. Y.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. T. (orgs). Prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007, p. 5257.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que envían sus manuscritos a Geotemas declaran que el trabajo es un artículo original y no ha sido enviado para su publicación, total o parcial, en otra revista científica nacional o internacional o en otro vehículo de circulación. Los autores también declaran que están de acuerdo con la transferencia de los derechos de autor del artículo referido a la revista Geotemas (Universidad del Estado de Rio Grande do Norte), permitiendo publicaciones posteriores, siempre y cuando la fuente de su publicación esté asegurada. Finalmente, asumen la responsabilidad pública del artículo, conscientes de que cualquier cargo que surja de un reclamo de terceros con respecto a la autoría del trabajo puede aplicarse a ellos.