O ENSINO DA CARTOGRAFIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL EDILTON FERNANDES E NA ESCOLA ESTADUAL PADRE BERNARDINO FERNANDES EM MARCELINO VIEIRA-RN
Keywords:
Ensino, Geografia, CartografiaAbstract
O ensino de Geografia, no decorrer dos anos, vem passando por transformações, principalmente a partir da década de 1970, período em que o ensino geográfico passa a ser trabalhado com base no paradigma que concebeu a esta ciência um caráter crítico. Como conseqüência destas transformações a cartografia se faz cada vez mais necessária para se entender os elementos geográficos e a sua dinâmica espacial. Assim, objetiva-se analisar o processo de ensino-aprendizagem da cartografia nas séries do ensino fundamental maior de 6º ao 9º ano nas escolas públicas da cidade de Marcelino Vieira-RN. O presente trabalho embasou-se teoricamente em Castellar e Vilhena (2010); Francischett (2004); Cavalcanti (2007); Passini (2007); Simielli (2010); Joly (1990) entre outros. Além do levantamento do referencial teórico, foram elaborados questionários com perguntas objetivas e subjetivas aplicados aos discentes das escolas campo de pesquisa e aos docentes da disciplina de Geografia das referidas instituições. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que o ensino da cartografia apresenta-se aquém da realidade almejada, pois os alunos não sabem o que é cartografia e como esta se faz presente na sala de aula e no nosso cotidiano.
Downloads
References
ANDRADE, M. C. de. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Editora universitária da UFPE, 2006.
CAVALCANTI, L. de S. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuições de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, S. (org). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2007, p.66-77
CAVALCANTI, L. de S. Proposições metodológicas para a construção de conceitos geográficos no ensino escolar. In ______. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 1998 (Coleção magistério: Formação e trabalho pedagógico).
CAVALCANTI, L. de S. Geografia escolar e a construção do conceito de ensino. In ______. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 1998 (Coleção magistério: Formação e trabalho pedagógico).
CASTELLAR, S. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, R. D. de. (org). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011, p. 121-135.
CASSAB, C. Reflexões sobre o ensino de Geografia. In: Geografia: Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 13 n. 1, 2009, p. 43 50. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistageografia/index.php/revistageografia/article/viewFile/50/43>. Acesso em: 03 mai. 2012
CORRÊA, R. L. Espaço, um conceito chave da Geografia. In:______. CASTRO, Iná Elias. GOMES, Paulo César da Costa (orgs). Geografia: conceitos e temas. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006, p. 15-47.
CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol.25, n. 66, p.227-247, 2005. Disponível em: <http://cev.org.br/biblioteca/aprendendo-ler-o-mundo-geografia-nos-anos-iniciais-ensinofundamental>. Acesso em: 11 dez. 2011.
COSTA, L. B. da. COSTA, F. R. da. A utilização da cartografia no ensino de Geografia: caminho para a alfabetização espacial. In: Anais da V Jornada Geográfica e II Jornada de Estudos Agrários. Pau dos Ferros-RN: 2009.
CASTELLAR, S. VILHENA, J. A linguagem e a representação cartográfica. In: Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010, p. 23-42. (Coleção idéias em ação/ coordenadora Ana Maria Pessoa de Carvalho).
FRANCISCHETT, M. N. A cartografia escolar crítica. BOOC, 2008. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/francischett-mafalda-cartografia-escolar-critica.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2011.
FRANCISCHETT, M. N. A cartografia no ensino-aprendizagem da geografia. BOOC, 2004. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/francischett-mafaldarepresentacoes-cartograficas.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Marcelino Vieira. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>. Acesso em: 20 fev. 2012.
JOLY, F. A linguagem cartográfica. In:___. A Cartografia. Campinas, São Paulo: Papirus, 1990, p. 13-29.
PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica. In:___. PASSINI, Elza Yasuko. PASSINI, Romão. MALYSZ, Sandra T (orgs). Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007, p. 143-155.
PONTUSCHKA, N. N. PAGANELLI, T. I. CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SATO, E. C. M.; FORNEL, S. R. Conhecimento do espaço escolar. In:___ PASSINI, E. Y.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. T. (orgs). Prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007, p. 52-57.
SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In:___. CARLOS, A. F. A. (org.). A Geografia na sala de aula. 8ª ed. 3ª reimpressão: São Paulo: Contexto, 2009, pg. 92-108
VIEIRA, C. E.; SÀ, M. G. de. Recurso didáticos: do quadro negro ao projetor, o que muda?. In:___ PASSINI, E. Y.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. T. (orgs). Prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007, p. 5257.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to Geotemas declare that the work is an original article and has not been submitted for publication, in full or in part, in another national or international scientific journal or in another circulation vehicle. The authors also declare that they agree with the transfer of the copyright of the referred article to the magazine Geotemas (University of the State of Rio Grande do Norte), allowing for later publications, as long as the source of its publication is assured. Finally, they assume public responsibility for the article, being aware that any charges arising from a claim by third parties regarding the authorship of the work may apply to them.