Multimodalidade e "poder semiótico" nas aulas de português

Autores

  • Luana Teixeira de Souza Cruz Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas)

Palavras-chave:

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Resumo

Se professores e pesquisadores estão em busca de repensar as aulas de português com a perspectiva em articular modos de produção de texto e fruição de leitura dos alunos, Textos Multimodais precisa ser livro de cabeceira. Nele, a professora e pesquisadora Ana Elisa Ribeiro faz uma reflexão informada sobre o ensino da lí­ngua materna por meio de textos em que não se excluem, deliberadamente, fotos, ilustrações e gráficos. As investigações teorizam multimodalidade, leitura e infografia mostrando três "casos com jeito de sugestões", a saber: uma proposta de atividade de retextualização (do oral para o escrito), testes de escrita e leitura com alunos do 3° ano do ensino médio em duas escolas públicas e o comparativo de produção verbovisual entre uma criança de 8 anos e uma designer profissional. Os relatos das experiências da professora-autora em oito capí­tulos fazem do livro um retrato de como o ensino desconsidera a inclusão atrativa e interessante dos textos multimodais que poderiam conectar, e muito, estudantes í s produções de circulação social como mapas, quadros, linhas do tempo, fluxogramas e narrativas.

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Referências

RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

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Publicado

2016-12-05

Como Citar

CRUZ, L. T. de S. . Multimodalidade e "poder semiótico" nas aulas de português. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 302–304, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1509. Acesso em: 22 dez. 2024.