Multimodalidade e "poder semiótico" nas aulas de português
Palabras clave:
.Resumen
Se professores e pesquisadores estão em busca de repensar as aulas de português com a perspectiva em articular modos de produção de texto e fruição de leitura dos alunos, Textos Multimodais precisa ser livro de cabeceira. Nele, a professora e pesquisadora Ana Elisa Ribeiro faz uma reflexão informada sobre o ensino da língua materna por meio de textos em que não se excluem, deliberadamente, fotos, ilustrações e gráficos. As investigações teorizam multimodalidade, leitura e infografia mostrando três "casos com jeito de sugestões", a saber: uma proposta de atividade de retextualização (do oral para o escrito), testes de escrita e leitura com alunos do 3° ano do ensino médio em duas escolas públicas e o comparativo de produção verbovisual entre uma criança de 8 anos e uma designer profissional. Os relatos das experiências da professora-autora em oito capítulos fazem do livro um retrato de como o ensino desconsidera a inclusão atrativa e interessante dos textos multimodais que poderiam conectar, e muito, estudantes í s produções de circulação social como mapas, quadros, linhas do tempo, fluxogramas e narrativas.
Descargas
Citas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.