Amor e Morte no poema Annabel Lee, de Edgar Allan Poe
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02528Palavras-chave:
Amor, Morte, Annabel Lee, Linguística CognitivaResumo
Este trabalho tem como objetivo identificar, descrever e analisar os processos cognitivos que podem contribuir para a conceptualização de Amor e Morte na leitura do poema Annabel Lee, de Edgar Allan Poe. As análises partiram de uma abordagem qualitativa e interpretativista e foram norteadas pelos pressupostos da Linguística Cognitiva, especificamente da Teoria da Integração Conceptual (Fauconnier; Turner, 2002), e da Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff; Johnson, 1980). Assim, ao considerar as metáforas e a mesclagem conceptual na análise de Annabel Lee, demonstra-se que fundamentos da Linguística Cognitiva podem contribuir para a percepção de quais processos cognitivos subjacentes são acionados e podem colaborar com a interpretação de textos poéticos, sendo, por conseguinte, relevantes para uma melhor contemplação da expressividade dos versos do poema.
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