Formas de introduzir o dizer do outro em artigos científicos de especialistas
Keywords:
Introdutores de discurso citado, Artigo científico, Construção de sentidosAbstract
Este trabalho objetiva investigar as formas de introdução do discurso citado mobilizadas na tessitura de artigos científicos produzidos por pesquisadores especialistas, mais especificamente pesquisadores da área de Geografia. Como fundamentação teórica, buscamos respaldo, principalmente, em postulados de Bakhtin (1990, 2006), Authuier-Revuz (1990; 2004), Maingueneau (1996; 2002) e de Marcuschi (2007). O corpus é composto por 10 (dez) artigos científicos produzidos por especialistas (doutores) da área de Geografia e publicados no periódico Sociedade & Natureza entre 2008 a 2010. A análise mostra ocorrência de quatro formas de introduzir o discurso citado, a saber: (i) os recursos tipográficos, sendo esses os introdutores mais mobilizados na escrita dos artigos científicos; (ii) os grupos preposicionais, segunda forma de introduzir mais mobilizada; (iii) o verbo dicendi + "que" e (iv) os verbos introdutores que aparecem, respectivamente, em penúltimo e último lugar, em termos de ocorrências nos textos investigados. A predominância dos recursos tipográficos revela uma tendência dos especialistas em: (i) tentar uma aproximação em relação ao discurso do outro; (ii) não interferir nos sentidos do discurso do outro citado na materialidade textual; (iii) exigir um maior esforço do leitor na compreensão dos discursos citados, visto que os recursos tipográficos não fornecem pistas ou indicação semântica sobre o conteúdo do discurso citado. Ademais, os dados revelam uma tendência mais geral de como os sujeitos enunciadores lidam com o discurso do outro, como eles mobilizam esses outros discursos, que funções essas vozes de outrem exercem no discurso dos enunciadores.Downloads
References
______. Heterogeneidade mostrada e heterogeneidade constitutiva: elementos para uma abordagem do outro no discurso. In: Authier-Revuz, Jacqueline. Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 11-80.
BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini et al. 2. ed. São Paulo: Hucitec/Unesp, 1990.
_____. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara F. Vieira. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BOCH, F; GROSSMANN, F. Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes. Revista Scripta, v. 6, n.11. Belo Horizonte: PUC Minas, 2002. p. 97-108.
BERNARDINO, R. A. dos S. A reformulação parafrástica na fundamentação teórica de trabalhos de conclusão do curso de Letras. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da linguagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
BESSA, J. C. R. (Coord.). Relatório técnico final de atividades: Pesquisa "A referência ao discurso do outro em textos acadêmicos de estudantes de curso de Letras". p. 47. Departamento de Letras do Campus Avançado "Profª. Mª Elisa de Albuquerque Maia", Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Pau dos Ferros: UERN, 2010. (Apoio: PIBIC/UERN).
MAINGUENEAU, D. Elementos de linguística para o texto literário. Trad. Maria Augusta Bastos de Matos; revisão da tradução Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
______. Análise de Textos de Comunicação. Trad. de Cecília P. de Souza-e-Silva, Décio Rocha. São Paulo, Cortez, 2002.
MATÊNCIO, M. de L. M. Atividades de re (textualização) em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. Revista Scripta, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-122, 2002.
MARCUSCHI, L. A. Fenômenos da linguagem: reflexões semânticas e discursivas. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
PEREIRA, C. C. Formas e funções do discurso do outro no gênero monográfico. 2007. 234 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da linguagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.