ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL: A PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO DO SERVIÇO PRESTADO ÀS ASSOCIAÇÕES ATENDIDAS POR UM PROJETO PÚBLICO DE DESENVOLVIMENTO RURAL NO TERRITÓRIO DO MÉDIO SERTíO PARAIBANO
Palavras-chave:
Assistência Técnica e Extensão Rual, ATER, SatisfaçãoResumo
Este estudo parte de uma pesquisa de campo sobre o serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) contratado por um projeto público de desenvolvimento rural para atender as demandas específicas de associações que possuem projetos produtivos conveniados com o Governo da Paraíba no território do Médio Sertão. Desta forma, o artigo pretende verificar a percepção das lideranças/presidentes destas associações acerca da satisfação desse serviço de ATER que foi contratado através de chamada pública. Para além disso, busca-se realizar um levantamento do perfil socioeconômico das lideranças do território. A pesquisa foi realizada nas associações rurais dos municípios de Salgadinho, Junco do Seridó, São Mamede, Santa Luzia, São José do Sabugi e Várzea. Nos municípios em questão existem onze projetos produtivos conveniados com associações de agricultores, agricultoras e artesãs que estão em execução com o Governo do Estado através do projeto em questão. Os instrumentos para coleta de dados partiram de questionários semiestruturados existentes que foram adaptados para atender aos objetivos do estudo, sendo um do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para traçar o perfil socioeconômico das lideranças e o outro intitulado de Escala de atitudes para com a extensão rural de Taveira (2005) através das alternativas da escala de Likert. A análise realizada apresentou a percepção do serviço por parte das lideranças com satisfação, trazendo pontos que devem ser aperfeiçoados para melhor atender ao público beneficiado e uma comparação de estudos existentes sobre as ações desenvolvidas por ATER"™s que prestam serviços públicos para associações rurais.
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