AUTONOMIA E EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA: ANÁLISE A PARTIR DA FEIRA DE CONHECIMENTOS SOBRE AMÉRICA LATINA

Autores

Palavras-chave:

América Latina, Ensino de Geografia, Epistemologia da prática

Resumo

Muitos são os desafios dos educadores recém-formados. No ensino de ciências humanas, uma das dificuldades atuais é lidar com o excesso de informações disponí­veis em meio digitais, por vezes mais "atrativas" para as crianças e adolescentes. No ensino público as barreiras são mais delicadas, que podem ir desde um ambiente doméstico desfavorável, até o baixo repertório de conteúdos fundamentais entre discentes. O estudo sobre a América Latina no Ensino Básico é diretamente afetado, uma vez que poucos brasileiros conhecem a história e as dinâmicas da região, sendo um conteúdo pouco acessí­vel à maioria dos estudantes de escola pública. Este artigo visa apresentar e analisar a realização da Feira de Conhecimentos sobre América Latina, vinculada ao Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia, ressaltando a importância de conceitos da Educação como autonomia e epistemologia da prática para formação docente. A partir da documentação das quatro etapas de realização do projeto e da análise a partir de conceitos da Educação e do Ensino em Geografia foi possí­vel evidenciar a importância da elaboração conjunta, entre educadores e educandos, de práticas pedagógicas ancoradas na interdisciplinaridade e em múltiplas linguagens, a fim de tornar a educação geográfica sobre América Latina mais adequada à cotidianidade dos diversos ambientes de ensino-aprendizagem possí­veis.

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Biografia do Autor

Rinaldo de Castilho Rossi , Universidade de São Paulo (USP)

Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

31-08-2020

Como Citar

ROSSI , R. de C. . AUTONOMIA E EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA: ANÁLISE A PARTIR DA FEIRA DE CONHECIMENTOS SOBRE AMÉRICA LATINA . Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 10, n. 2, p. 97–115, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/2412. Acesso em: 6 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos