AUTONOMIA E EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA: ANÁLISE A PARTIR DA FEIRA DE CONHECIMENTOS SOBRE AMÉRICA LATINA
Palavras-chave:
América Latina, Ensino de Geografia, Epistemologia da práticaResumo
Muitos são os desafios dos educadores recém-formados. No ensino de ciências humanas, uma das dificuldades atuais é lidar com o excesso de informações disponíveis em meio digitais, por vezes mais "atrativas" para as crianças e adolescentes. No ensino público as barreiras são mais delicadas, que podem ir desde um ambiente doméstico desfavorável, até o baixo repertório de conteúdos fundamentais entre discentes. O estudo sobre a América Latina no Ensino Básico é diretamente afetado, uma vez que poucos brasileiros conhecem a história e as dinâmicas da região, sendo um conteúdo pouco acessível à maioria dos estudantes de escola pública. Este artigo visa apresentar e analisar a realização da Feira de Conhecimentos sobre América Latina, vinculada ao Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia, ressaltando a importância de conceitos da Educação como autonomia e epistemologia da prática para formação docente. A partir da documentação das quatro etapas de realização do projeto e da análise a partir de conceitos da Educação e do Ensino em Geografia foi possível evidenciar a importância da elaboração conjunta, entre educadores e educandos, de práticas pedagógicas ancoradas na interdisciplinaridade e em múltiplas linguagens, a fim de tornar a educação geográfica sobre América Latina mais adequada à cotidianidade dos diversos ambientes de ensino-aprendizagem possíveis.
Downloads
Referências
ALMEIDA; SILVA. Abya Yala como território epistêmico: pensamento decolonial como perspectiva teórica. Interritórios, Caruaru, V.1, N.1, 2015.
AZAMBUJA, L. D. Geografia, natureza e sociedade. Ijuí: Editora UNIJUI, 2009.
AZAMBUJA, L. D. O livro didático e o ensino de geografia do Brasil. Revista Brasileira de Educação em Geograï¬a, Campinas, v. 4, n. 8, p. 11-33, jul./dez., 2014
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FARRET; PINTO. América Latina: da construção do nome í consolidação da ideia. Topoi, v. 12, n.23, jul.-dez. 2011, p. 30-42.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MANFIO, V.; SEVERO, M.; WOLLMAN, C. Educação e geografia escolar: os dilemas, desafios e o papel do professor na construção do conhecimento. Revista Perspectiva Geográfica - Marechal Cândido Rondon, v. 11, n. 14, p. 63-73, jan.-jun., 2016.
MENEZES, V.; KAERCHER, M. A formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma científico. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p.47-59, jul./dez. 2015.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Coleção Sur-Sur. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
RIBEIRO, E. Práticas pedagógicas – o ensino geográfico por instalações. In: Anais do IX Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro, 2009.
RIBEIRO, E. Instalações geográficas pensando a avaliação construtiva para se trabalhar a geografia na sala de aula. In: Educação, arte e geografias – linguagens em (in)tens(ç)ões. SUZUKI, J. C.; SILVA, V. C.; FERRAZ, C. (Org.). Porto Alegre: Imprensa Livre, 2016.
SANTOS, M. Ensaios sobre urbanização latino-americana. São Paulo (SP): Hucitec, 1982.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único í consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
SANTOS, R. E. dos. O ensino de Geografia do Brasil e as relações raciais: reflexões a partir da Lei 10.639. In: SANTOS, R. E. (Org.). Diversidade, espaço e relações étnicoraciais: o negro na Geografia do Brasil. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2. Ed., 2009.
SOUZA-SANTOS, B. Para além do pensamento abissal. Das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: Novos Estudos CEBRAP, 79, Novembro 2007, p. 71-94.
STRAFONI, R. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. Estudos avançados n. 32, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.