O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Formação de Professores, Residência PedagógicaResumo
O Programa Residência Pedagógica, enquanto Política Nacional de Formação de Professores à Educação Básica no Brasil, é um programa da CAPES, que visa inserir os licenciandos no ambiente escolar na metade do processo formativo, de modo a contribuir com a experiência da prática docente dos futuros professores. Este trabalho tem como objetivo investigar como se deu a atuação e a experiência dos residentes do subprojeto de Geografia, em sua primeira edição, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em três escolas-campo dos municípios cearenses de Sobral e Massapê. A pesquisa, de natureza descritivo-interpretativista, e de abordagem qualiquantitativa, tomou como instrumento de pesquisa um formulário respondido pelos residentes que passaram pela experiência do programa e, cujas respostas mostram como o mesmo contribuiu com a formação profissional dos professores em formação.
Downloads
Referências
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica. Brasília: CAPES, 2018. Disponível em: <https://www.gov.br/capeseducacao-basica/programa-residencia-pedagogica>. Acesso em: 02 jun. 2020.
CONTI, J. B. A reforma do ensino de 1971 e a situação da Geografia. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo, n. 51, p. 57-74, jun. 1976.
CRUZ, D.; ESTEVES, Â.; ASCENÇíO, V. Licenciaturas em Geografia e seus percursos curriculares: possíveis reflexões no perfil do profissional egresso. Revista Interface, Edição nº 13, julho de 2017 – p. 113 – 127.
SOUSA, M. A. D.; TELES. GA. Experiências do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de Geografia na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral/ce. Revista Homem, Espaço e Tempo, v. 13, n. 2, 12 fev. 2020.
GATTI, B. A. & BARRETO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.
KIMURA, S. Geografia no ensino básico: questões e propostas. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2008.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia Científica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MACEDO, E. Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino. Cadernos de Pesquisa, v.42, n.147, p.716-737, set./dez. 2012.
MORAIS, A. C. R. M. Geografia: ideologia nos currículos do 1° grau. In: BARRETO, Elba Siqueira Sá (Org.). Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. São Paulo: Autores Associados: Fundação Carlos Chagas, 1998. p. 163-192.
NÓVOA, A. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção, 4ª Ed, São Paulo: EDUSP, 2006.
SOUZA, R. F. T. de. Os efeitos da BNCC na formação docente. Revista OKARA: Geografia em debate, João Pessoa, 2018, v. 12, n. 1, p. 69-79. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/okara>. Acesso em: 02 jun. 2020.
SILVA, J. L. B. da. Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP e o ensino de Geografia na formação inicial de professores para a Educação Infantil. In: SACRAMENTO, A. C. R.; ANTUNES, C.; SANTANA FILHO, M. M. de. (Orgs.). Ensino de Geografia, produção do espaço e processos formativos. Editora Consequência/ FAPERJ; Rio de Janeiro, 2018. p. 83-106.
SPÓSITO, M. E. B. As diferentes propostas curriculares e o livro didático. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de. (Orgs.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002. p. 297-311.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
VESENTINI, J. W. (Org.). O ensino de geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.