O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Formação de Professores, Residência Pedagógica

Resumo

O Programa Residência Pedagógica, enquanto Polí­tica Nacional de Formação de Professores à Educação Básica no Brasil, é um programa da CAPES, que visa inserir os licenciandos no ambiente escolar na metade do processo formativo, de modo a contribuir com a experiência da prática docente dos futuros professores. Este trabalho tem como objetivo investigar como se deu a atuação e a experiência dos residentes do subprojeto de Geografia, em sua primeira edição, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em três escolas-campo dos municí­pios cearenses de Sobral e Massapê. A pesquisa, de natureza descritivo-interpretativista, e de abordagem qualiquantitativa, tomou como instrumento de pesquisa um formulário respondido pelos residentes que passaram pela experiência do programa e, cujas respostas mostram como o mesmo contribuiu com a formação profissional dos professores em formação.

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Biografia do Autor

Francisco Ariel dos Santos Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduação e mestrando em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Especialização em Ensino de Geografia pela Universidade Candido Mendes (UCAM).

Glauciana Alves Teles, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduação, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da graduação e do mestrado em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

José Raymundo Figueiredo Lins Jr., Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

 – Graduação em Letras-Inglês pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado em Linguí­stica Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutorado em Linguí­stica pela Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB), e Professor da graduação em Letras-Inglês da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

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Publicado

29-12-2020

Como Citar

SILVA, F. A. dos S. .; TELES, G. A. .; LINS JR., J. R. F. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA . Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 10, n. 3, p. 161–177, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/2781. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos