A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E AS REFORMAS EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
revolução tecnológica, sociedade do conhecimento, mudanças sociais, reformas educacionaisResumo
A atual revolução tecnológica vem impondo mudanças na economia, na cultura etc. É compreensível que imponha mudanças também no sistema educacional, que, em quase todos os países, vive pressionado pela necessidade de adaptação. Nesse contexto, o conhecimento ganha cada vez mais importância, a ponto de muitos autores afirmarem que vivemos em uma sociedade do conhecimento. Não por acaso, uma das justificativas mais freqüentes para as recentes reformas educacionais, recorrentes em diversos países, é a necessidade de adaptação do sistema educativo à sociedade do conhecimento. Por isso este artigo busca compreender o significado desse conceito, estabelecendo sua genealogia e analisando-o criticamente. Enfim, vivemos numa sociedade do conhecimento ou da informação? Ou simplesmente subsistimos atônitos numa confusa sociedade de dados?
Downloads
Referências
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
APPLE, M. W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BELL, D. El advenimiento de la sociedad post-industrial: un intento de prognosis social. 6. ed. Madrid: Alianza Editorial, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1).
DELORS, J. (Coord.). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2001.
DRUCKER, P. Sociedade pós-capitalista. 6. ed. São Paulo: Pioneira, 1997.
ENGUITA, M. F. I., ¿hasta donde? Complejidades de la justicia educativa. In: SACRISTíN, J. Gimeno (Comp.). La reforma necesaria: entre la política educativa y la práctica escolar. Madrid: Ediciones Morata, 2006.
ESPAÑA. Ministerio de Educación y Ciencia. Secretaría General de Educación. Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo, de Educación; Ley Orgánica 8/1985, de 3 de julio, Reguladora del Derecho a la Educación. Madrid: Ministerio de Educación y Ciencia, 2006.
GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
GARDNER, H. MI after twenty years. Cambridge: Howardgardner.com, 2006. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2008.
GORZ, A. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005.
HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004.
JOHNSON, A. G. Dicionário de Sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
KRÜGER, K. El concepto de "sociedad del conocimiento". Biblio 3W. Barcelona: Universidad de Barcelona. 25 de octubre de 2006, vol. XI, n. 683. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2007.
KUMAR, K. Da sociedade pós-industrial í pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
LEFEBVRE, H.. Lógica formal, lógica dialética. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
LOJKINE, J. A revolução informacional. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES, A. C. Quem defende os PCN para o Ensino Médio. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006.
MACHADO, N. J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MACHADO, N. J. Conhecimento e valor. São Paulo: Moderna, 2004.
MARINA, J. A. Teoria da inteligência criadora. Lisboa: Editorial Anagrama, 1995.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos / Karl Marx. Seleção de textos de José Arthur Gianotti; traduções de José Carlos Bruni. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores).
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
POSTMAN, N. Tecnopólio: a rendição da cultura í tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.
RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SACRISTíN, J. G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SACRISTíN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTOS, M. A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SIMON, I. A revolução digital e a sociedade do conhecimento. São Paulo: IME-USP, 1999. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2005.
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.