A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E AS REFORMAS EDUCACIONAIS

Autores

  • José Eustáquio de Sene Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Palavras-chave:

revolução tecnológica, sociedade do conhecimento, mudanças sociais, reformas educacionais

Resumo

A atual revolução tecnológica vem impondo mudanças na economia, na cultura etc. É compreensí­vel que imponha mudanças também no sistema educacional, que, em quase todos os paí­ses, vive pressionado pela necessidade de adaptação. Nesse contexto, o conhecimento ganha cada vez mais importância, a ponto de muitos autores afirmarem que vivemos em uma sociedade do conhecimento. Não por acaso, uma das justificativas mais freqüentes para as recentes reformas educacionais, recorrentes em diversos paí­ses, é a necessidade de adaptação do sistema educativo à sociedade do conhecimento. Por isso este artigo busca compreender o significado desse conceito, estabelecendo sua genealogia e analisando-o criticamente. Enfim, vivemos numa sociedade do conhecimento ou da informação? Ou simplesmente subsistimos atônitos numa confusa sociedade de dados?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

APPLE, M. W. Ideologia e currí­culo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BELL, D. El advenimiento de la sociedad post-industrial: un intento de prognosis social. 6. ed. Madrid: Alianza Editorial, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasí­lia: MEC; SEMTEC, 2002.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1).

DELORS, J. (Coord.). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasí­lia, DF: MEC/UNESCO, 2001.

DRUCKER, P. Sociedade pós-capitalista. 6. ed. São Paulo: Pioneira, 1997.

ENGUITA, M. F. I., ¿hasta donde? Complejidades de la justicia educativa. In: SACRISTíN, J. Gimeno (Comp.). La reforma necesaria: entre la polí­tica educativa y la práctica escolar. Madrid: Ediciones Morata, 2006.

ESPAÑA. Ministerio de Educación y Ciencia. Secretarí­a General de Educación. Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo, de Educación; Ley Orgánica 8/1985, de 3 de julio, Reguladora del Derecho a la Educación. Madrid: Ministerio de Educación y Ciencia, 2006.

GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GARDNER, H. MI after twenty years. Cambridge: Howardgardner.com, 2006. Disponí­vel em: . Acesso em: 12 mar. 2008.

GORZ, A. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005.

HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004.

JOHNSON, A. G. Dicionário de Sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

KRÜGER, K. El concepto de "sociedad del conocimiento". Biblio 3W. Barcelona: Universidad de Barcelona. 25 de octubre de 2006, vol. XI, n. 683. Disponí­vel em: . Acesso em: 22 ago. 2007.

KUMAR, K. Da sociedade pós-industrial í pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

LEFEBVRE, H.. Lógica formal, lógica dialética. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

LOJKINE, J. A revolução informacional. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES, A. C. Quem defende os PCN para o Ensino Médio. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Polí­ticas de currí­culo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006.

MACHADO, N. J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MACHADO, N. J. Conhecimento e valor. São Paulo: Moderna, 2004.

MARINA, J. A. Teoria da inteligência criadora. Lisboa: Editorial Anagrama, 1995.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos / Karl Marx. Seleção de textos de José Arthur Gianotti; traduções de José Carlos Bruni. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores).

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

POSTMAN, N. Tecnopólio: a rendição da cultura í tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.

RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SACRISTíN, J. G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SACRISTíN, J. G. O currí­culo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOS, M. A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SIMON, I. A revolução digital e a sociedade do conhecimento. São Paulo: IME-USP, 1999. Disponí­vel em: . Acesso em: 27 jun. 2005.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crí­tica na era dos meios de comunicação de massa. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

30-06-2012

Como Citar

SENE , . J. E. de . A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E AS REFORMAS EDUCACIONAIS. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 2, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/329. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos