A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E AS REFORMAS EDUCACIONAIS

Autores/as

  • José Eustáquio de Sene Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Palabras clave:

revolução tecnológica, sociedade do conhecimento, mudanças sociais, reformas educacionais

Resumen

A atual revolução tecnológica vem impondo mudanças na economia, na cultura etc. É compreensí­vel que imponha mudanças também no sistema educacional, que, em quase todos os paí­ses, vive pressionado pela necessidade de adaptação. Nesse contexto, o conhecimento ganha cada vez mais importância, a ponto de muitos autores afirmarem que vivemos em uma sociedade do conhecimento. Não por acaso, uma das justificativas mais freqüentes para as recentes reformas educacionais, recorrentes em diversos paí­ses, é a necessidade de adaptação do sistema educativo à sociedade do conhecimento. Por isso este artigo busca compreender o significado desse conceito, estabelecendo sua genealogia e analisando-o criticamente. Enfim, vivemos numa sociedade do conhecimento ou da informação? Ou simplesmente subsistimos atônitos numa confusa sociedade de dados?

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Publicado

2012-06-30

Cómo citar

SENE , . J. E. de . A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E AS REFORMAS EDUCACIONAIS. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 2, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/329. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artí­culos