(DES)CAMINHOS DA PRÁTICA DE ENSINO DA GEOGRAFIA: O PENSAR E O FAZER GEOGRÁFICO
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Educação Básica, CidadaniaResumo
A discussão sobre a metodologia de ensino, hoje, assume novas formas em vista da
compreensão que se tem da relação conteúdo-forma no cotidiano da sala de aula e do entendimento do
que instrumentaliza o professor. Nesse sentido, é preciso advertir que as metodologias não são meras
formas neutras nas quais se depositam conteúdos. Os conteúdos em suas especificidades pedem
coerência nas suas formas de produção, transmissão e produção. As metodologias são evidentemente
formuladas mediante concepção de homem, de mundo e de educação e, portanto, veiculam teoria. O
ensino da Geografia é um instrumento na construção da compreensão da produção/organização do
espaço geográfico, junto aos alunos, com vistas, a partir do entendimento das mediações espaciais,
estudar a sociedade. Para fazê-los se entenderem como determinados e determinantes no espaço, os
professores precisam também se comprometer como determinados e determinantes no espaço social e,
particularmente, no espaço da escola.
Downloads
Referências
CALLAI, H. C. A Geografia no Ensino Médio. Revista Terra Livre. n. 14. Associação dos Geógrafos Brasileiros: São Paulo, 1999.
CASTELLAR, S. M. V. A Formação de professores e o Ensino de Geografia. Revista Terra Livre. n.14. Associação dos Geógrafos Brasileiros: São Paulo, 1999.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e Construção do Conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho & ígua, 1998.
FOUCHER, M. A Geografia, Apesar de Tudo. In: VESENTINI, José William. Geografia e Ensino: textos críticos. 2a ed. São Paulo: Papirus, 2002.
HELLER, A. Para mudar a vida: felicidade, liberdade e democracia. São Paulo: Brasiliense, 2002.
KAERCHER, N. A. Desafios e utopias do ensino de Geografia. 2ªed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998.
LACOSTE, Y. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Editora Papirus, 1989.
MOREIRA, R. O discurso do avesso. Para a crítica da geografia que se ensina. Rio de Janeiro: Dois Pontos Editora, 1987.
ROCHA, G. O. R. da. Ensino de Geografia e a Formação do Geógrafo-Educador. Revista Terra Livre. n. 11-12. Associação dos Geógrafos Brasileiros: São Paulo, 1996.
SANTOS, M. Espaço e Método. São Paulo: EDUSP, 2010.
SOUZA NETO, M. F. de. Aula de geografia e algumas crônicas. Campina Grande: Bagagem, 2008.
TUAN, Y. Topofilia: Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio Ambiente. São Paulo: Difel, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.