(DES)CAMINHOS DA PRÁTICA DE ENSINO DA GEOGRAFIA: O PENSAR E O FAZER GEOGRÁFICO
Keywords:
Ensino de Geografia, Educação Básica, CidadaniaAbstract
A discussão sobre a metodologia de ensino, hoje, assume novas formas em vista da
compreensão que se tem da relação conteúdo-forma no cotidiano da sala de aula e do entendimento do
que instrumentaliza o professor. Nesse sentido, é preciso advertir que as metodologias não são meras
formas neutras nas quais se depositam conteúdos. Os conteúdos em suas especificidades pedem
coerência nas suas formas de produção, transmissão e produção. As metodologias são evidentemente
formuladas mediante concepção de homem, de mundo e de educação e, portanto, veiculam teoria. O
ensino da Geografia é um instrumento na construção da compreensão da produção/organização do
espaço geográfico, junto aos alunos, com vistas, a partir do entendimento das mediações espaciais,
estudar a sociedade. Para fazê-los se entenderem como determinados e determinantes no espaço, os
professores precisam também se comprometer como determinados e determinantes no espaço social e,
particularmente, no espaço da escola.
Downloads
References
CALLAI, H. C. A Geografia no Ensino Médio. Revista Terra Livre. n. 14. Associação dos Geógrafos Brasileiros: São Paulo, 1999.
CASTELLAR, S. M. V. A Formação de professores e o Ensino de Geografia. Revista Terra Livre. n.14. Associação dos Geógrafos Brasileiros: São Paulo, 1999.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e Construção do Conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho & ígua, 1998.
FOUCHER, M. A Geografia, Apesar de Tudo. In: VESENTINI, José William. Geografia e Ensino: textos críticos. 2a ed. São Paulo: Papirus, 2002.
HELLER, A. Para mudar a vida: felicidade, liberdade e democracia. São Paulo: Brasiliense, 2002.
KAERCHER, N. A. Desafios e utopias do ensino de Geografia. 2ªed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998.
LACOSTE, Y. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Editora Papirus, 1989.
MOREIRA, R. O discurso do avesso. Para a crítica da geografia que se ensina. Rio de Janeiro: Dois Pontos Editora, 1987.
ROCHA, G. O. R. da. Ensino de Geografia e a Formação do Geógrafo-Educador. Revista Terra Livre. n. 11-12. Associação dos Geógrafos Brasileiros: São Paulo, 1996.
SANTOS, M. Espaço e Método. São Paulo: EDUSP, 2010.
SOUZA NETO, M. F. de. Aula de geografia e algumas crônicas. Campina Grande: Bagagem, 2008.
TUAN, Y. Topofilia: Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio Ambiente. São Paulo: Difel, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to Geotemas declare that the work is an original article and has not been submitted for publication, in full or in part, in another national or international scientific journal or in another circulation vehicle. The authors also declare that they agree with the transfer of the copyright of the referred article to the magazine Geotemas (University of the State of Rio Grande do Norte), allowing for later publications, as long as the source of its publication is assured. Finally, they assume public responsibility for the article, being aware that any charges arising from a claim by third parties regarding the authorship of the work may apply to them.