(DES)CAMINHOS DA PRÁTICA DE ENSINO DA GEOGRAFIA: O PENSAR E O FAZER GEOGRÁFICO
Palabras clave:
Ensino de Geografia, Educação Básica, CidadaniaResumen
A discussão sobre a metodologia de ensino, hoje, assume novas formas em vista da
compreensão que se tem da relação conteúdo-forma no cotidiano da sala de aula e do entendimento do
que instrumentaliza o professor. Nesse sentido, é preciso advertir que as metodologias não são meras
formas neutras nas quais se depositam conteúdos. Os conteúdos em suas especificidades pedem
coerência nas suas formas de produção, transmissão e produção. As metodologias são evidentemente
formuladas mediante concepção de homem, de mundo e de educação e, portanto, veiculam teoria. O
ensino da Geografia é um instrumento na construção da compreensão da produção/organização do
espaço geográfico, junto aos alunos, com vistas, a partir do entendimento das mediações espaciais,
estudar a sociedade. Para fazê-los se entenderem como determinados e determinantes no espaço, os
professores precisam também se comprometer como determinados e determinantes no espaço social e,
particularmente, no espaço da escola.
Descargas
Citas
CALLAI, H. C. A Geografia no Ensino Médio. Revista Terra Livre. n. 14. Associação dos Geógrafos Brasileiros: São Paulo, 1999.
CASTELLAR, S. M. V. A Formação de professores e o Ensino de Geografia. Revista Terra Livre. n.14. Associação dos Geógrafos Brasileiros: São Paulo, 1999.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e Construção do Conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho & ígua, 1998.
FOUCHER, M. A Geografia, Apesar de Tudo. In: VESENTINI, José William. Geografia e Ensino: textos críticos. 2a ed. São Paulo: Papirus, 2002.
HELLER, A. Para mudar a vida: felicidade, liberdade e democracia. São Paulo: Brasiliense, 2002.
KAERCHER, N. A. Desafios e utopias do ensino de Geografia. 2ªed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998.
LACOSTE, Y. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Editora Papirus, 1989.
MOREIRA, R. O discurso do avesso. Para a crítica da geografia que se ensina. Rio de Janeiro: Dois Pontos Editora, 1987.
ROCHA, G. O. R. da. Ensino de Geografia e a Formação do Geógrafo-Educador. Revista Terra Livre. n. 11-12. Associação dos Geógrafos Brasileiros: São Paulo, 1996.
SANTOS, M. Espaço e Método. São Paulo: EDUSP, 2010.
SOUZA NETO, M. F. de. Aula de geografia e algumas crônicas. Campina Grande: Bagagem, 2008.
TUAN, Y. Topofilia: Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio Ambiente. São Paulo: Difel, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que envían sus manuscritos a Geotemas declaran que el trabajo es un artículo original y no ha sido enviado para su publicación, total o parcial, en otra revista científica nacional o internacional o en otro vehículo de circulación. Los autores también declaran que están de acuerdo con la transferencia de los derechos de autor del artículo referido a la revista Geotemas (Universidad del Estado de Rio Grande do Norte), permitiendo publicaciones posteriores, siempre y cuando la fuente de su publicación esté asegurada. Finalmente, asumen la responsabilidad pública del artículo, conscientes de que cualquier cargo que surja de un reclamo de terceros con respecto a la autoría del trabajo puede aplicarse a ellos.