(DES)CAMINHOS DA PRÁTICA DE ENSINO DA GEOGRAFIA: O PENSAR E O FAZER GEOGRÁFICO

Autores/as

  • Márcio Balbino Cavalcante Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB)

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Educação Básica, Cidadania

Resumen

A discussão sobre a metodologia de ensino, hoje, assume novas formas em vista da
compreensão que se tem da relação conteúdo-forma no cotidiano da sala de aula e do entendimento do
que instrumentaliza o professor. Nesse sentido, é preciso advertir que as metodologias não são meras
formas neutras nas quais se depositam conteúdos. Os conteúdos em suas especificidades pedem
coerência nas suas formas de produção, transmissão e produção. As metodologias são evidentemente
formuladas mediante concepção de homem, de mundo e de educação e, portanto, veiculam teoria. O
ensino da Geografia é um instrumento na construção da compreensão da produção/organização do
espaço geográfico, junto aos alunos, com vistas, a partir do entendimento das mediações espaciais,
estudar a sociedade. Para fazê-los se entenderem como determinados e determinantes no espaço, os
professores precisam também se comprometer como determinados e determinantes no espaço social e,
particularmente, no espaço da escola.

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Citas

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Publicado

2013-06-30

Cómo citar

CAVALCANTE, M. B. . (DES)CAMINHOS DA PRÁTICA DE ENSINO DA GEOGRAFIA: O PENSAR E O FAZER GEOGRÁFICO. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 3, n. 1, p. 227–233, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/398. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artí­culos