OS ESPAÇOS DE LEITURA DAS CRIANÇAS E A LEITURA DOS ESPAÇOS PELAS CRIANÇAS: O CASO DE UM CMEI EM NATAL-RN

Autores

Palavras-chave:

Espaços de leitura, Leitura dos espaços, Crianças, CMEI, Natal-RN

Resumo

Este artigo objetiva analisar os espaços de leitura e a leitura dos espaços das crianças, a partir de uma perspectiva crí­tica. Para tal fim, foram realizados como procedimentos metodológicos: entrevistas, observações sistemáticas e registros fotográficos. Esses instrumentos de pesquisas foram utilizados com crianças do Ní­vel IV da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado no bairro de Capim Macio, Zona Sul da cidade de Natal, RN. Os resultados mostram que as crianças geralmente reduzem o ato de ler à leitura da palavra. Poucas conseguem perceber o ato de ler como leitura do mundo. A maioria delas restringem seus espaços de leitura à escola e à residência. Para outras crianças, a leitura atravessa espaços: na cama de casa, embaixo da árvore, na mesa da sala da escola. A leitura do mundo das crianças mostra que a maior parte delas não tem o apoio dos familiares em casa para o ato de ler a palavra. Tal fato, aumenta a importância dos educadores infantis em trabalhar o ato de ler a palavra e o mundo. Quanto maior o hábito de ler a palavra, quanto maior for a diversidade de espaços de leitura das crianças, maior será quantitativamente e qualitativamente a leitura que elas terão do mundo, a leitura do espaço. Porém, o texto e o contexto das crianças pesquisadas, que é a situação socioeconômica da maioria das crianças brasileiras, o ato de ler a palavra e os espaços de leitura são restritos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Raquel Coutinho Toscano Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal (RN), Brasil. 

Thiago Augusto Nogueira de Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de Geografia da Rede básica da educação do estado do Rio Grande do Norte, Natal (RN), Brasil.

Referências

AZEVEDO, B. R. C. A leitura na Educação Infantil: as significações de crianças de 4 e 5 anos em uma escola pública de Natal-RN, Monografia de Especialização (Estudos da Linguagem), Natal, UFRN, 2014.

AZEVEDO, B. R. C. Ler é poder saber o que a gente não sabe: sentidos da leitura por crianças da Educação Infantil, Dissertação (Mestrado em Educação), Natal, UFRN, 2016.

AZEVEDO, B. R. C.; LOPES, D. M. de C. A leitura na educação infantil: o que? Para que? Como? Linha Mestra, v.8, n.24, p.598-601, 2014.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 14. Ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Caderno Cedes, Campinas, v.25, n.66, p.227-247, maio/ago. 2005.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 51. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 62. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

LEFEBVRE, H. The production of space. Oxford: Basil BlackWell, 1991.

MOURA, M. da C.; AZEVEDO, B. R. C.; CARDOSO, N. S. A ciranda de leitura como prática de sentidos na Educação Infantil. Linha Mestra, v.10, n.30, p.816-820, 2016.

SOUZA, A. C. de F. e; AZEVEDO, B. R. C. Saberes e práticas do ensino da leitura e da escrita: construindo aprendizagens significativas. Linha Mestra, v.8, n.24, p.267-272, 2014.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. Ed. Wmf Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado

30-04-2019

Como Citar

AZEVEDO, B. R. C. T. .; QUEIROZ, T. A. N. de . OS ESPAÇOS DE LEITURA DAS CRIANÇAS E A LEITURA DOS ESPAÇOS PELAS CRIANÇAS: O CASO DE UM CMEI EM NATAL-RN. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 9, n. 1, p. 144–160, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/915. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos