OS ESPAÇOS DE LEITURA DAS CRIANÇAS E A LEITURA DOS ESPAÇOS PELAS CRIANÇAS: O CASO DE UM CMEI EM NATAL-RN
Palavras-chave:
Espaços de leitura, Leitura dos espaços, Crianças, CMEI, Natal-RNResumo
Este artigo objetiva analisar os espaços de leitura e a leitura dos espaços das crianças, a partir de uma perspectiva crítica. Para tal fim, foram realizados como procedimentos metodológicos: entrevistas, observações sistemáticas e registros fotográficos. Esses instrumentos de pesquisas foram utilizados com crianças do Nível IV da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado no bairro de Capim Macio, Zona Sul da cidade de Natal, RN. Os resultados mostram que as crianças geralmente reduzem o ato de ler à leitura da palavra. Poucas conseguem perceber o ato de ler como leitura do mundo. A maioria delas restringem seus espaços de leitura à escola e à residência. Para outras crianças, a leitura atravessa espaços: na cama de casa, embaixo da árvore, na mesa da sala da escola. A leitura do mundo das crianças mostra que a maior parte delas não tem o apoio dos familiares em casa para o ato de ler a palavra. Tal fato, aumenta a importância dos educadores infantis em trabalhar o ato de ler a palavra e o mundo. Quanto maior o hábito de ler a palavra, quanto maior for a diversidade de espaços de leitura das crianças, maior será quantitativamente e qualitativamente a leitura que elas terão do mundo, a leitura do espaço. Porém, o texto e o contexto das crianças pesquisadas, que é a situação socioeconômica da maioria das crianças brasileiras, o ato de ler a palavra e os espaços de leitura são restritos.
Downloads
Referências
AZEVEDO, B. R. C. A leitura na Educação Infantil: as significações de crianças de 4 e 5 anos em uma escola pública de Natal-RN, Monografia de Especialização (Estudos da Linguagem), Natal, UFRN, 2014.
AZEVEDO, B. R. C. Ler é poder saber o que a gente não sabe: sentidos da leitura por crianças da Educação Infantil, Dissertação (Mestrado em Educação), Natal, UFRN, 2016.
AZEVEDO, B. R. C.; LOPES, D. M. de C. A leitura na educação infantil: o que? Para que? Como? Linha Mestra, v.8, n.24, p.598-601, 2014.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 14. Ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Caderno Cedes, Campinas, v.25, n.66, p.227-247, maio/ago. 2005.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 51. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 62. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
LEFEBVRE, H. The production of space. Oxford: Basil BlackWell, 1991.
MOURA, M. da C.; AZEVEDO, B. R. C.; CARDOSO, N. S. A ciranda de leitura como prática de sentidos na Educação Infantil. Linha Mestra, v.10, n.30, p.816-820, 2016.
SOUZA, A. C. de F. e; AZEVEDO, B. R. C. Saberes e práticas do ensino da leitura e da escrita: construindo aprendizagens significativas. Linha Mestra, v.8, n.24, p.267-272, 2014.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. Ed. Wmf Martins Fontes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.