O ENSINO DE GEOGRAFIA PAUTADO NAS FRAGILIDADES SOCIOAMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICAS DE ÁREAS DE OCORRÊNCIA DA DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: 21 ANOS DO PROJETO PLANTAR

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Desertificação, Zona Seca, Ensino, Geografia

Resumo

A Geografia tem como objetivo mostrar ao aluno que cidadania é também o sentimento de pertencimento a uma realidade em que as relações sociedade e natureza constituem um todo integrado do qual ele é membro participante. O presente trabalho objetivou descrever, analisar e contribuir com a replicação do projeto plantar (PP) experiência desenvolvida como parte das aulas de Geografia, na E. E. Professor Raimundo Silvino da Costa (EEPRSC), desde 1998. As atividades são iniciadas com discussões em sala de aula referente í s questões socioambientais globais e locais e a apresentação do projeto. Na etapa seguinte são coletadas embalagens plásticas para preparo do canteiro de mudas. O material usado é composto por uma mistura de barro, areia e esterco bovino. A rega diária das mudas é realizada pelos alunos. São 21 anos de atividades. O número de alunos que tem passado pelo PP é da ordem de 1800. São produzidas cerca de 400 mudas/ano. Parte das mudas são plantadas pelos alunos. O excedente é doado à comunidade. A área não construí­da e o entorno da EEPRSC transformou-se numa área verde com a presença de 134 plantas distribuí­das em 31 espécies. A experiência deixa evidente que a escola pode ser o espaço onde a Geografia converte-se na produção de saberes que fazem da transformação do espaço vivido pelos educandos o objeto catalisador dos seus pensamentos e ações. A capilaridade do PP retrata a relevância de atividades capazes de aproximar o aluno da sua realidade imediata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimar Araújo de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em Geografia (UFRN), Especialista em Bioecologia (UFRN) e em Geografia do Semiárido (IFRN), Mestrado em Engenharia Sanitária e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Referências

AZAMBUJA, L. D. Trabalho de campo e ensino de Geografia. Geosul, Florianópolis, v. 27, n. 54, p 181-195, jul./dez. 2012.

BíGGIO, A. V.; BARCELOS, V. (Orgs.). Educação ambiental e complexidade: entre pensamentos e ação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO. BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC). ENSINO MÉDIO, 2017

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educacional. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra S/A, 2001.

GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade. São Paulo: Editora e Livraria Paulo Freire, 2009.

GADOTTI, M. Educação Popular, Educação Social, Educação Comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domí­nio epistemológico. Brasí­lia, v.18, n.1, dez, 2012.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATíSTICA, 2017. Disponí­vel em:<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/sao-jose-do-serido/panorama>. Acesso em 10 de Agosto de 2019.

LEAL, I.R., TABARELLI, M., SILVA, J. M. C. Ecologia e conservação da caatinga. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2003.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, complexidade, racionalidade. Petrópoles, RJ: Vozes, 2001.

MAFRA, V. P.; FLORES, D. A. C. Trabalho de campo no ensino da geografia na educação básica: dificuldades e desafios para professores.

Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 8, n. 15, p. 6-16, jul./dez. 2017.

MEDEIROS, J. A. Convivendo Com a Seca & Combatendo a Desertificação: novos olhares. Caicó: NETOGRAF, 2008.

MEDEIROS, J. A. Produção de mudas de espécie nativa para plantio no semiárido com a participação da sociedade: relato de experiência com o juazeiro (Zizyphus joazeiro). GEOTemas. Pau dos Ferros/RN, Brasil, v 3, n. 1, p. 177-188, jan./jun., 2013. DOI: <https://doi.org/10.33237/geotemas.v3i1.445>

MEDEIROS, J. A.; ALOUFA, M. A. I. Revegetação de área em processo de desertificação com a Faveleira (Cnidoscolus quercifolius Pohl) no municí­pio de São José do Seridó/RN. Revista Brasileira de Geografia Fí­sica. v. 08 n. 04, p. 1158-1175, 2015.

MEDEIROS, J. A.; SANTOS, J. R.; FERNANDES, M. J. C. São José do Seridó/RN: 100 anos. São José do Seridó/RN: Editora dos autores, 2017.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Secretaria de Recursos Hí­dricos. Programa de ação nacional de combate a desertificação e mitigação dos efeitos da seca: Pan-Brasil. Brasí­lia: Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Recursos Hí­dricos, 2004.

MORIN, E. Os sete saberes necessários í educação do futuro. 10 ed. São Paulo: Cortez; Brasí­lia: UNESCO, 2005.

NOSSO FUTURO Comum/Comissão mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento- 2 ed. - Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.

PAZ, O. L. S.; FRICK, E. C. M. Aula de campo como um encaminhamento metodológico no processo de ensino-aprendizagem: aplicações a partir da geografia do cotidiano e do custo zero. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 8, n. 16, p. 242-267, 2018.

REGO, N; SUERTEGARY, D.; HEIDRICH, A. Geografia e educação: geração de ambivalências. Porto Alegre: Editora Universidade/UFRGS, 2000.

RODRIGUEZ, J.M. M.; SILVA, E. V. Planejamento e gestão ambiental: subsí­dios da geoecologia das paisagens e da teoria geossistêmica. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

SILVA, A. M. S. Sentimentos de pertencimento e identidade no ambiente escolar. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 8, n. 16, p. 130-141, jul./dez., 2018.

SILVA, I. J.; MACÊDO, H. C. O ensino de geografia e a convivência com o semiárido: estratégias didático-pedagógicas. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIíRIDO - CONIDIS. Campina Grande/PB. Anais, 2017.

SORRENTINO, M. (Coord.). Ambientalismo e participação na contemporaneidade. São Paulo: EDUCA/FAPESP, 2002.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

MEDEIROS, J. A. de . O ENSINO DE GEOGRAFIA PAUTADO NAS FRAGILIDADES SOCIOAMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICAS DE ÁREAS DE OCORRÊNCIA DA DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: 21 ANOS DO PROJETO PLANTAR. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 9, n. 3, p. 58–76, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/941. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos