O ENSINO DE GEOGRAFIA PAUTADO NAS FRAGILIDADES SOCIOAMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICAS DE ÁREAS DE OCORRÊNCIA DA DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: 21 ANOS DO PROJETO PLANTAR

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Palavras-chave:

Educação Ambiental, Desertificação, Zona Seca, Ensino, Geografia

Resumo

A Geografia tem como objetivo mostrar ao aluno que cidadania é também o sentimento de pertencimento a uma realidade em que as relações sociedade e natureza constituem um todo integrado do qual ele é membro participante. O presente trabalho objetivou descrever, analisar e contribuir com a replicação do projeto plantar (PP) experiência desenvolvida como parte das aulas de Geografia, na E. E. Professor Raimundo Silvino da Costa (EEPRSC), desde 1998. As atividades são iniciadas com discussões em sala de aula referente í s questões socioambientais globais e locais e a apresentação do projeto. Na etapa seguinte são coletadas embalagens plásticas para preparo do canteiro de mudas. O material usado é composto por uma mistura de barro, areia e esterco bovino. A rega diária das mudas é realizada pelos alunos. São 21 anos de atividades. O número de alunos que tem passado pelo PP é da ordem de 1800. São produzidas cerca de 400 mudas/ano. Parte das mudas são plantadas pelos alunos. O excedente é doado à comunidade. A área não construí­da e o entorno da EEPRSC transformou-se numa área verde com a presença de 134 plantas distribuí­das em 31 espécies. A experiência deixa evidente que a escola pode ser o espaço onde a Geografia converte-se na produção de saberes que fazem da transformação do espaço vivido pelos educandos o objeto catalisador dos seus pensamentos e ações. A capilaridade do PP retrata a relevância de atividades capazes de aproximar o aluno da sua realidade imediata.

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Biografia do Autor

Josimar Araújo de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em Geografia (UFRN), Especialista em Bioecologia (UFRN) e em Geografia do Semiárido (IFRN), Mestrado em Engenharia Sanitária e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

MEDEIROS, J. A. de . O ENSINO DE GEOGRAFIA PAUTADO NAS FRAGILIDADES SOCIOAMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICAS DE ÁREAS DE OCORRÊNCIA DA DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: 21 ANOS DO PROJETO PLANTAR. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 9, n. 3, p. 58–76, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/941. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos