ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN
Keywords:
Ensino, Ensino Fundamental, Geografia EscolarAbstract
O ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. Portanto, pensando na formação do aluno a Geografia escolar apresenta sua contribuição, a qual trabalha na perspectiva de que o indivíduo se perceba nas ações transformadoras do meio, tendo a desenvoltura de refletir, opinar, e dessa forma interagir na realidade da sua comunidade. O presente artigo aborda o ensino de Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9ª ano, resultado de uma pesquisa nas escolas municipais e estadual no município de Portalegre – RN, o qual se encontra apoiado em autores como: Callai, (1999), Carlos, (2004), Kaercher, (2007), Pontuschka, (2007) Oliveira (2006), Souza, (2002), entre outros, que nos oferecem subsídios teóricos dentro da temática. A princípio é realizado um breve histórico da Geografia enquanto ciência e sua institucionalização no contexto escolar, destacando a inserção da mesma no ensino obrigatório e suas trajetórias no Brasil, fazendo uma reflexão sobre esses momentos, por apresentar diferenciações no seu sistema de ensino, indo de acordo com a conjuntura do país. Após essa breve contextualização, analisamos a disciplina no Ensino Fundamental e os dados coletados, fazendo considerações concisas, perante as informações apresentadas por alunos e professores, a fim de refletir e contribuir na melhoria do ensino de Geografia, no intuito do despertar para um repensar na disciplina Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e contribuindo verdadeiramente para a construção da cidadania dos alunos, visando sua ativa participação na sociedade.
Downloads
References
ANTUNES, C. (Org.). Geografia e Didática. Petropólis, RJ: Vozes, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental. Brasília: MEC/SEMTEC, 2001.
CALLAI, H. C. A Formação do profissional da geografia. Unijuí: Rio Grande do Sul, 1999.
CARLOS, A.F. A. (Org.). A Geografia na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
KAERCHER, N. A. A geografia escolar: gigante de pés de barro, comendo pastel de vento num Fast Food? Terra Livre: Presidente Prudente. Ano 23, V.1, nº 28, Jan-Jun/ 2007. p.2744.
LACOSTE, Y. A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1989.
MARQUES, V.. Reflexões sobre o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. In: Simpósio de pós-graduação em geografia do Estado de São Paulo. , VIII, 2008, Rio Claro, Anais... Rio Claro: SIMPGEO-SP, 2005.
MORAES, A. C. R. O objeto da Geografia. In: ______ Geografia: pequena história crítica. 21. ed. São Paulo: Annablume, 2007. p.31-37.
OLIVEIRA, M. M. A geografia escolar: reflexões sobre o processo didático-pedagógico do ensino. Revista Discentes Expressões Geográficas. Florianópolis, nº 02, Jun/2006. p. 10-24.
OLIVEIRA, A. U. (Org.). Para onde vai o ensino de geografia? 9. ed. São Paulo. Contexto: 2008.
PASSINI, Y. E.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. T. (Org.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
PIZATTO, M. D. A Geografia no contexto das reformas educacionais brasileiras. Cad. Geografia, Belo Horizonte, nº 17, v.11, 2º sem.2001. p. 25-48.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.. NÚRIA, H. C. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
PONTUSCHKA, N. N. A Geografia: pesquisa e ensino. In: CARLOS, A. F. A. (Orgs.). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 111-142
SOUZA, L. C. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
VASCONCELLOS, C. S. Roteiro de elaboração do projeto de ensino-aprendizagem. In:______ Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2008. p.133-156
ZANDONí, R. R. O ensino da geografia: novas formas de construir conhecimentos. In: ágora Revista Eletrônica. Cerro Grande – Rio Grande do Sul, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to Geotemas declare that the work is an original article and has not been submitted for publication, in full or in part, in another national or international scientific journal or in another circulation vehicle. The authors also declare that they agree with the transfer of the copyright of the referred article to the magazine Geotemas (University of the State of Rio Grande do Norte), allowing for later publications, as long as the source of its publication is assured. Finally, they assume public responsibility for the article, being aware that any charges arising from a claim by third parties regarding the authorship of the work may apply to them.