ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE - RN
Palabras clave:
Ensino, Ensino Fundamental, Geografia EscolarResumen
O ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. Portanto, pensando na formação do aluno a Geografia escolar apresenta sua contribuição, a qual trabalha na perspectiva de que o indivíduo se perceba nas ações transformadoras do meio, tendo a desenvoltura de refletir, opinar, e dessa forma interagir na realidade da sua comunidade. O presente artigo aborda o ensino de Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9ª ano, resultado de uma pesquisa nas escolas municipais e estadual no município de Portalegre – RN, o qual se encontra apoiado em autores como: Callai, (1999), Carlos, (2004), Kaercher, (2007), Pontuschka, (2007) Oliveira (2006), Souza, (2002), entre outros, que nos oferecem subsídios teóricos dentro da temática. A princípio é realizado um breve histórico da Geografia enquanto ciência e sua institucionalização no contexto escolar, destacando a inserção da mesma no ensino obrigatório e suas trajetórias no Brasil, fazendo uma reflexão sobre esses momentos, por apresentar diferenciações no seu sistema de ensino, indo de acordo com a conjuntura do país. Após essa breve contextualização, analisamos a disciplina no Ensino Fundamental e os dados coletados, fazendo considerações concisas, perante as informações apresentadas por alunos e professores, a fim de refletir e contribuir na melhoria do ensino de Geografia, no intuito do despertar para um repensar na disciplina Geografia no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e contribuindo verdadeiramente para a construção da cidadania dos alunos, visando sua ativa participação na sociedade.
Descargas
Citas
ANTUNES, C. (Org.). Geografia e Didática. Petropólis, RJ: Vozes, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental. Brasília: MEC/SEMTEC, 2001.
CALLAI, H. C. A Formação do profissional da geografia. Unijuí: Rio Grande do Sul, 1999.
CARLOS, A.F. A. (Org.). A Geografia na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
KAERCHER, N. A. A geografia escolar: gigante de pés de barro, comendo pastel de vento num Fast Food? Terra Livre: Presidente Prudente. Ano 23, V.1, nº 28, Jan-Jun/ 2007. p.2744.
LACOSTE, Y. A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1989.
MARQUES, V.. Reflexões sobre o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. In: Simpósio de pós-graduação em geografia do Estado de São Paulo. , VIII, 2008, Rio Claro, Anais... Rio Claro: SIMPGEO-SP, 2005.
MORAES, A. C. R. O objeto da Geografia. In: ______ Geografia: pequena história crítica. 21. ed. São Paulo: Annablume, 2007. p.31-37.
OLIVEIRA, M. M. A geografia escolar: reflexões sobre o processo didático-pedagógico do ensino. Revista Discentes Expressões Geográficas. Florianópolis, nº 02, Jun/2006. p. 10-24.
OLIVEIRA, A. U. (Org.). Para onde vai o ensino de geografia? 9. ed. São Paulo. Contexto: 2008.
PASSINI, Y. E.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. T. (Org.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
PIZATTO, M. D. A Geografia no contexto das reformas educacionais brasileiras. Cad. Geografia, Belo Horizonte, nº 17, v.11, 2º sem.2001. p. 25-48.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.. NÚRIA, H. C. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
PONTUSCHKA, N. N. A Geografia: pesquisa e ensino. In: CARLOS, A. F. A. (Orgs.). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 111-142
SOUZA, L. C. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
VASCONCELLOS, C. S. Roteiro de elaboração do projeto de ensino-aprendizagem. In:______ Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2008. p.133-156
ZANDONí, R. R. O ensino da geografia: novas formas de construir conhecimentos. In: ágora Revista Eletrônica. Cerro Grande – Rio Grande do Sul, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que envían sus manuscritos a Geotemas declaran que el trabajo es un artículo original y no ha sido enviado para su publicación, total o parcial, en otra revista científica nacional o internacional o en otro vehículo de circulación. Los autores también declaran que están de acuerdo con la transferencia de los derechos de autor del artículo referido a la revista Geotemas (Universidad del Estado de Rio Grande do Norte), permitiendo publicaciones posteriores, siempre y cuando la fuente de su publicación esté asegurada. Finalmente, asumen la responsabilidad pública del artículo, conscientes de que cualquier cargo que surja de un reclamo de terceros con respecto a la autoría del trabajo puede aplicarse a ellos.