GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE RAFAEL FERNANDES-RN
Palabras clave:
Resíduos sólidos urbanos, Gerenciamento, GestãoResumen
O estágio atual em que se encontra a problemática dos resíduos sólidos é reflexo direto dos diversos modelos socioeconômicos adotados pelas sociedades ao longo do tempo. Nesse sentido, o presente trabalho se propõe a analisar como a prefeitura do município de Rafael Fernandes-RN gerencia os resíduos sólidos urbanos que produz, além de avaliar o atual estágio do processo de tratamento, tendo em vista as etapas (coleta, transporte e destino final) consideradas essenciais para um gerenciamento adequado, elencando os principais danos ao meio físico e natural causados pelos resíduos produzidos na cidade. Para tanto, realizou-se entrevistas informais com funcionários envolvidos no processo de limpeza urbana e população local vislumbrando a relação e posicionamento desses frente à problemática dos resíduos na cidade; além de acompanhar as etapas de gerenciamento, observando os procedimentos básicos e os possíveis impactos decorrentes dos mesmos. Dessa forma verificou-se que a prefeitura local não dispõe de mecanismos técnicos que garantam a operacionalização desse processo com eficácia. Um dos problemas mais preocupantes na cidade está relacionado aos danos ambientais provocados, pois há uma disposição inadequada dos resíduos urbanos, sendo estes colocados em um lixão. No entanto, ressalta-se que a população contribui para essa situação, mostrando posturas condenáveis quanto ao uso e manejo dos resíduos que produzem na cidade. Em detrimento dos problemas verificados faz-se necessário medidas de sensibilização, que contribuam para o despertar da necessidade de colaboração política e popular, na garantia de um melhor gerenciamento dos resíduos sólidos na cidade de Rafael Fernandes.
Descargas
Citas
ANTONIO, J. N.; GOMES, M. F. V. B. Mapeamento dos resíduos sólidos domiciliares na cidade de Guarapuava-PR. In: Cidade, cultura e ambiente sob perspectiva geográfica. Guarapuava: Unicentro, 2008. p. 203-221.
ARCILA, R. I. A; LIMA, R. F. S. Diagnóstico dos Resíduos Sólidos Urbanos em Municípios de Pequeno Porte- O caso de Monte Alegre- RN. Revista OLAM Ciência e Tecnologia. São Paulo, v.7, n.2, p.187-207, dez.2007.
BARBOZA, T. S.; OLIVEIRA, W. B. A Terra em Transformação. Rio de Janeiro: QUALITYMARK, 1992.
BENTO, L. C. M.; FARIA. S. M.; CAMPOS, T. P. P. O Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos no Município de Bambuí-MG e seus possíveis reflexos no desenvolvimento da atividades turística. Revista Geográfica Acadêmica. v.2, n.3, p.42-49, 2008.
BRASIL, A. M.; SANTOS, F. Equilíbrio ambiental & resíduos na sociedade. 3 ed. São Paulo: FAARTE, 2007.
CONCEIÇíO, A. S.; CESTARO, L. A. O lixo urbano da cidade de galinhos, RN: diagnóstico e potencialidades. Sociedade e Território. Natal. v.13, p.13-21, jan./jun. 1999.
FUNDAÇíO NACIONAL DE SAÚDE-FNS. Manual de saneamento. Brasília, DF, 1999.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA - IBGE. Cidades. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 04 mar.2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA - IBGE. Contagem da população 2007. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 04 mar. 2010.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E MEIO AMBIENTE – IDEMA. Perfil do seu município – Aspectos geoambientais e socioeconômicos de Rafael Fernandes. Disponível em: . Acesso em: 04 mar. 2010.
OLIVEIRA, J.F. Guia pedagógico do lixo. São Paulo: SMA, 1998.
ROCHA, V. G; D"™ AVILA, J. S; SOUZA, R. R. Resíduos sólidos urbanos: análise sobre a situação do município da Barra dos Coqueiros-SE. Scientia Plena. Sergipe, v.3, n.5, p.217228, 2007.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RAFAEL FERNANDES-RN. Boletim de Reconhecimento Geográfico. Rafael Fernandes, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que envían sus manuscritos a Geotemas declaran que el trabajo es un artículo original y no ha sido enviado para su publicación, total o parcial, en otra revista científica nacional o internacional o en otro vehículo de circulación. Los autores también declaran que están de acuerdo con la transferencia de los derechos de autor del artículo referido a la revista Geotemas (Universidad del Estado de Rio Grande do Norte), permitiendo publicaciones posteriores, siempre y cuando la fuente de su publicación esté asegurada. Finalmente, asumen la responsabilidad pública del artículo, conscientes de que cualquier cargo que surja de un reclamo de terceros con respecto a la autoría del trabajo puede aplicarse a ellos.