OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E SUA RELEVÂNCIA NA PRODUÇÃO DE PESQUISAS, PRODUTOS E PATENTES NO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.26704/pgeo.v5i2.3733Palavras-chave:
Patentes, Inovação, Tecnologia, Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaResumo
Mudanças decorrentes do processo de industrialização e urbanização acelerada a partir da década de 1950, produziram no território brasileiro novas formas e conteúdos, como uma infraestrutura do conhecimento que pode ser exemplificada pela presença dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), cuja capilaridade alcança, na Região Nordeste, nove estados da federação. O artigo analisa a importância dessa Instituição na criação de produtos e patentes, considerando sua relação com os paradigmas de uma cidade inteligente e humana preconizados pela Rede Brasileira de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (REDE CHICS). Procurou-se compreender os Institutos Federais (IFs) como fixos geográficos que compõem a infraestrutura do conhecimento da região que contribuem para promoção de novas dinâmicas nos municípios que estão instalados. A metodologia compreendeu levantamento bibliográfico e documental; portais de revistas, periódicos, bancos de teses e dissertações. Organização de um banco de dados a partir de informações obtidas no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pesquisa em sítios eletrônicos dos IFs. Os dados obtidos resultaram na produção de mapas, gráficos e tabelas, que contribuíram para ratificar a relevância dos IFs para a produção de pesquisas, produtos e patentes. Também contribuem para refletir sobre o quadro de seletividade, diferenciação e desigualdade socioespacial decorrentes do estabelecimento da agenda das cidades inteligentes e humanas na região.