ENTRE SABERES INSTITUINTES E EXPERIÊNCIAS EM CARTOGRAFIA NA SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6336

Palavras-chave:

formação docente, vivências espaciais, Residência Pedagógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as análises dos saberes instituintes em Cartografia, constituídos criticamente através da experiência em sala de aula proporcionada pelo subprojeto de Geografia no âmbito do Programa Residência Pedagógica – PRP, oferecido pela Universidade Regional do Cariri – URCA. A partir do recorte da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Dona Maria Amélia Bezerra, localizada na cidade de Juazeiro do Norte – CE, mostraremos o papel das experiências de ser docente estão imersa no ato de fazer aproximações das vivências espaciais do estudante com os conhecimentos escolares. De tal modo, a partir desse estudo de caso, tomando como passos metodológicos levantamento bibliográfico, estudo em campo e análise dos dados, foi possível observar que as experiências vivenciadas na escola pode entender e buscar saídas para trabalhar temas traumáticos, como Cartografia. A partir dessas práticas laborais, se mostra que a contribuição para uma formação docente é produzir espaços para a criatividade e imaginação do ofício de ser docente em Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassio Expedito Galdino Pereira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando em Geografia (Universidade Federal do Pernambuco). Possui mestrado em Geografia Humana (Universidade de São Paulo) e graduação em Geografia (Universidade Regional do Cariri). Compõe o Laboratório de Estudo e Pesquisa em Espaço Urbano e Cultura (LEPEUC) e o Laboratório Quatro Elementos (4E) da Universidade Regional do Cariri. Tem pesquisas nos campos: Mapas, Cultura e Sociedade; Educação Geográfica/Cartográfica; comunidades tradicionais; povos e movimentos indígenas; educação para as relações étnico-raciais.

Francisco Joedson da Silva Nascimento, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor efetivo da Rede Pública Estadual do Ceará. Mestre em Geografia também pela UFG e graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Compõe o Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidade (LAGENTE) do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA) da UFG. Tem pesquisas nos campos: povos e movimentos indígenas, educação para as relações étnico-raciais e ensino de Geografia.

Maria Ramonieli Freitas Gonçalo, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduanda do curso de licenciatura em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Thaís Ivana Teixeira Saraiva, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduanda do curso de licenciatura em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Clesley Maria Tavares do Nascimento, Universidade Regional do Cariri - URCA

Professora Adjunta do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora do Mestrado Profissional em Educação da URCA (MPEDU/URCA). Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (PRODEMA/UFC). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Graduada em Geografia (bacharelado/licenciatura) pela UECE. Compõe o Laboratório Quatro Elementos do Departamento de Geociências da URCA. Tem pesquisas nos campos: Prática de Ensino, Educação Holística, Educomunicação, Produção de Material Didático, Educação Ambiental, Planejamento e Gestão Ambiental, Resíduos Sólidos e Educação Especial.

Referências

ARAÚJO, M. L. S. Na teoria, modernização; na prática, regressão: política educacional no governo Temer. Linhas Crí¬ticas, [S. l.], v. 27, p. e35696, 2021.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e História da cultura. (Obras Escolhidas). São Paulo: Brasiliense, 1996.

BONDIA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, n. 19, p. 20-28, Abr. 2002.

CAZETTA, V.. Aproximações e distanciamentos entre a linguagem cartográfica e outras linguagens. Biblio3w, v. 14, p. 1-14, 2009.

FONSECA, F. P. O potencial analógico da Cartografia. Boletim Paulista de Geografia, v. 87, p. 85-110, 2007.

FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GIROTTO, E. D. Qual raciocínio? Qual Geografia? Considerações sobre o raciocínio geográfico na Base Nacional Comum Curricular. GEOgraphia, v. 23, n. 51, 2 dez. 2021.

LOPES, J. J. M.; COSTA, B. M. F. Mapas vivenciais e espacialização da vida. Porto das Letras, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 321–335, 2023.

NASCIMENTO, R. S. Globinho Pirulito – Elaboração de globo terrestre como recurso didático para Educação Geográfica. Researchgate, nov. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329027628_GLOBINHO_PIRULITO_-_Elaboracao_de_globo_terrestre_como_recurso_didatico_para_Educacao_Geografica. Acesso em 02 de jun. 2024.

NASCIMENTO, R. S.; SPRINGER, K.; SILVA, A. T. B. Cultura acadêmica e escolar — anacronismo no campo teórico e prático da educação geográfica e mediações para a cartografia escolar. In: Martins, R. E. M. W.; Tonini, I. M.; Costella, R. Z. (org.) Geografias interativas. Florianópolis: UDESC, 2020.

RICHTER, Denis. A linguagem cartográfica no Ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 277–300, 2017.

SANTANA, F. C. de M.; BARBOSA, J. C. O dispositivo formativo da residência pedagógica: ataques, lutas e resistências. Revista Brasileira De Educação, 25, 2020.

SEEMANN, J. Carto-crônicas: uma viagem pelo mundo da Cartografia. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.

SOUSA NETO, M. F.. Aula de Geografia e Algumas Crônicas. 2ª. ed. Campina Grande: Bagagem, 2008.

SOUSA NETO, M. F.. O Ofício, a oficina e a profissão: o lugar social do professor. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Campinas, SP, p. 249-259, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. Ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Organização [e tradução]: Zoia Prestes e Elizabeth Tunes; tradução: Cláudia da Costa Guimarães Santana. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Expedito Galdino Pereira, C., Joedson da Silva Nascimento , F., Ramonieli Freitas Gonçalo, M., Ivana Teixeira Saraiva, T., & Maria Tavares do Nascimento, C. (2024). ENTRE SABERES INSTITUINTES E EXPERIÊNCIAS EM CARTOGRAFIA NA SALA DE AULA. PENSAR GEOGRAFIA, 8(1), e82024010. https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6336

Edição

Seção

Dossiê - Espaço, Experiência e Formação em Geografia