ENTRE SABERES INSTITUINTES E EXPERIÊNCIAS EM CARTOGRAFIA NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6336Palavras-chave:
formação docente, vivências espaciais, Residência PedagógicaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as análises dos saberes instituintes em Cartografia, constituídos criticamente através da experiência em sala de aula proporcionada pelo subprojeto de Geografia no âmbito do Programa Residência Pedagógica – PRP, oferecido pela Universidade Regional do Cariri – URCA. A partir do recorte da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Dona Maria Amélia Bezerra, localizada na cidade de Juazeiro do Norte – CE, mostraremos o papel das experiências de ser docente estão imersa no ato de fazer aproximações das vivências espaciais do estudante com os conhecimentos escolares. De tal modo, a partir desse estudo de caso, tomando como passos metodológicos levantamento bibliográfico, estudo em campo e análise dos dados, foi possível observar que as experiências vivenciadas na escola pode entender e buscar saídas para trabalhar temas traumáticos, como Cartografia. A partir dessas práticas laborais, se mostra que a contribuição para uma formação docente é produzir espaços para a criatividade e imaginação do ofício de ser docente em Geografia.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. L. S. Na teoria, modernização; na prática, regressão: política educacional no governo Temer. Linhas Crí¬ticas, [S. l.], v. 27, p. e35696, 2021.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e História da cultura. (Obras Escolhidas). São Paulo: Brasiliense, 1996.
BONDIA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, n. 19, p. 20-28, Abr. 2002.
CAZETTA, V.. Aproximações e distanciamentos entre a linguagem cartográfica e outras linguagens. Biblio3w, v. 14, p. 1-14, 2009.
FONSECA, F. P. O potencial analógico da Cartografia. Boletim Paulista de Geografia, v. 87, p. 85-110, 2007.
FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GIROTTO, E. D. Qual raciocínio? Qual Geografia? Considerações sobre o raciocínio geográfico na Base Nacional Comum Curricular. GEOgraphia, v. 23, n. 51, 2 dez. 2021.
LOPES, J. J. M.; COSTA, B. M. F. Mapas vivenciais e espacialização da vida. Porto das Letras, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 321–335, 2023.
NASCIMENTO, R. S. Globinho Pirulito – Elaboração de globo terrestre como recurso didático para Educação Geográfica. Researchgate, nov. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329027628_GLOBINHO_PIRULITO_-_Elaboracao_de_globo_terrestre_como_recurso_didatico_para_Educacao_Geografica. Acesso em 02 de jun. 2024.
NASCIMENTO, R. S.; SPRINGER, K.; SILVA, A. T. B. Cultura acadêmica e escolar — anacronismo no campo teórico e prático da educação geográfica e mediações para a cartografia escolar. In: Martins, R. E. M. W.; Tonini, I. M.; Costella, R. Z. (org.) Geografias interativas. Florianópolis: UDESC, 2020.
RICHTER, Denis. A linguagem cartográfica no Ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 277–300, 2017.
SANTANA, F. C. de M.; BARBOSA, J. C. O dispositivo formativo da residência pedagógica: ataques, lutas e resistências. Revista Brasileira De Educação, 25, 2020.
SEEMANN, J. Carto-crônicas: uma viagem pelo mundo da Cartografia. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.
SOUSA NETO, M. F.. Aula de Geografia e Algumas Crônicas. 2ª. ed. Campina Grande: Bagagem, 2008.
SOUSA NETO, M. F.. O Ofício, a oficina e a profissão: o lugar social do professor. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Campinas, SP, p. 249-259, 2005.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. Ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Organização [e tradução]: Zoia Prestes e Elizabeth Tunes; tradução: Cláudia da Costa Guimarães Santana. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cassio Expedito Galdino Pereira, Francisco Joedson da Silva Nascimento, Maria Ramonieli Freitas Gonçalo, Thaís Ivana Teixeira Saraiva, Clesley Maria Tavares do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.