ESPAÇO URBANO, EXPERIÊNCIA E REPRESENTAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6334Palavras-chave:
Espaço Urbano, Cidade, Metodologias, Experiência urbana, Ensino de geografiaResumo
Postos os desafios para a prática pedagógica no ensino de geografia, de compreender a rapidez e simultaneidade das mudanças nas cidades e da necessidade de buscar novas estratégias analíticas e metodológicas que deem conta da realidade urbana, objetivamos, nesta proposta ensaísta, propor o uso de metodologias capazes de não apenas compreendê-las, mas também tornar cognoscíveis os significados que integram a experiência urbana dos sujeitos para melhor desvelar suas práticas espaciais, de modo a possibilitar uma ação formativa e reflexiva sobre a experiência urbana no ambiente escolar. Trata-se do Conjunto de Instrumentos Metodológicos Representacionais (CIMR), para compreender a dinâmica espacial dos fenômenos sociais como movimento, captando a lógica social do espaço produzido. A opção teórico-metodológica que orienta a presente proposta busca compreender e tornar inteligível a realidade social e as práticas espaciais no âmbito das Representações, de caráter metodológico e intrinsecamente associado a um modo de interpretar o espaço desde o que Lefebvre (1966; 2013) denomina Teoria da Linguagem e Produção do Espaço e que permitiria lidar com as regras formais de combinação que determinam a relação, os embates e os conflitos de interesses na produção espacial e suas possíveis disposições e estrutura na experiência urbana. O CIMR reveste-se, nesse sentido, de uma ferramenta e instrumentalização para leitura do espaço geográfico, com vistas à contribuição ao ensino de geografia, das concepções e práticas de conteúdos da Geografia Humana, Geografia Urbana.
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