ESPAÇO URBANO, EXPERIÊNCIA E REPRESENTAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6334

Palavras-chave:

Espaço Urbano, Cidade, Metodologias, Experiência urbana, Ensino de geografia

Resumo

Postos os desafios para a prática pedagógica no ensino de geografia, de compreender a rapidez e simultaneidade das mudanças nas cidades e da necessidade de buscar novas estratégias analíticas e metodológicas que deem conta da realidade urbana, objetivamos, nesta proposta ensaísta, propor o uso de metodologias capazes de não apenas compreendê-las, mas também tornar cognoscíveis os significados que integram a experiência urbana dos sujeitos para melhor desvelar suas práticas espaciais, de modo a possibilitar uma ação formativa e reflexiva sobre a experiência urbana no ambiente escolar. Trata-se do Conjunto de Instrumentos Metodológicos Representacionais (CIMR), para compreender a dinâmica espacial dos fenômenos sociais como movimento, captando a lógica social do espaço produzido. A opção teórico-metodológica que orienta a presente proposta busca compreender e tornar inteligível a realidade social e as práticas espaciais no âmbito das Representações, de caráter metodológico e intrinsecamente associado a um modo de interpretar o espaço desde o que Lefebvre (1966; 2013) denomina Teoria da Linguagem e Produção do Espaço e que permitiria lidar com as regras formais de combinação que determinam a relação, os embates e os conflitos de interesses na produção espacial e suas possíveis disposições e estrutura na experiência urbana. O CIMR reveste-se, nesse sentido, de uma ferramenta e instrumentalização para leitura do espaço geográfico, com vistas à contribuição ao ensino de geografia, das concepções e práticas de conteúdos da Geografia Humana, Geografia Urbana.

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Biografia do Autor

Rizia Mendes Mares, Universidade de Pernambuco

Doutora (2022) e Mestra (2016) em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Campus de Presidente Prudente/SP (2022). Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Campus Vitória da Conquista (2011). Pós-Doutora em Estudos Territoriais no Programa de Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (2024). É Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE), lotada no Colegiado de Geografia - Campus Petrolina. Desenvolve pesquisa junto aos grupos de pesquisa Grupo de Pesquisa em Geografia e Meio Ambiente do Semiárido; TERRITÓRIOS (Território, Rede e Ação Política) UNEB/DCET I/PROET, do Grupo de Pesquisas Urbanização e Produção de Cidades na Bahia (UEFS) e do GAsPERR - Produção do Espaço e Redefinições Regionais (FCT-UNESP). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana, atuando nos seguintes temas: Produção do Espaço Urbano, Sistema Urbano-Regional, Cidades Médias, Processos socioespaciais, Cotidiano, Pesquisa Qualitativa em Geografia. Mulher negra, pesquisadora, fundou e integrou a coordenação do Grupo de Trabalho e Estudos sobre Relações Raciais (GTERR) no Programa de Pós-graduação em Geografia da FCT-UNESP (2019-2022) e nessa mesma Instituição é Editora-gerente da Revista Geografia em Atos e do Caderno Prudentino de Geografia. É membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Local Santa Inês-Bahia.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Mendes Mares, R. (2024). ESPAÇO URBANO, EXPERIÊNCIA E REPRESENTAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. PENSAR GEOGRAFIA, 8(1), e8202408. https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6334

Edição

Seção

Dossiê - Espaço, Experiência e Formação em Geografia