GEOPOÉTICA E EXPERIÊNCIA: O ENSINAR E O APRENDER PELA (RE)CONEXÃO SENSÍVEL COM A TERRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6319

Palavras-chave:

Geopoética, Experiência, Espaço, Geografia

Resumo

Vivemos em uma era marcada pela voracidade informacional e uma incansável busca por eficiência, resultando na frequente priorização das técnicas em detrimento da experiência. A experiência, outrora considerada essencial para o saber, moldando e transformando a vida dos indivíduos, torna-se, muitas vezes, desvalorizada e desconsiderada (Larrosa, 2018; 2019). Nesse contexto de aceleração, somos constantemente impelidos a encontrar respostas instantâneas e soluções imediatas, relegando escasso tempo para a contemplação, reflexão e aprendizado pela experiência. No entanto, a experiência tem se fortalecido como um elemento importante do ensinar e aprender. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo ressignificar a experiência pela geopoética, teoria desenvolvida por Kenneth White (1994), para estabelecer uma conexão sensível com os lugares. A pesquisa, de natureza qualitativa e embasada na abordagem humanista da Geografia, fundamenta-se na análise bibliográfica exploratória da temática proposta, buscando tecer relações entre geopoética, espaço e experiência. Como resultados, demonstra-se como a geopoética expressa uma forma de existir pela experiência direta e sensível no mundo, oferecendo um espaço aberto para o experienciar e contribuindo para uma educação humanista. Assim, prepara os estudantes não apenas para compreender o mundo, mas também para se relacionar de forma harmoniosa e responsiva com ele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danieli Barbosa de Araújo, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Geografia pela UEL (2022), com Estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) na Universitat de Barcelona (2021-2022), financiado pela CAPES. Mestre em Geografia pela UEL (2017) e graduada em Geografia com Licenciatura Plena (2014) e Bacharelado (2015). Especialista em Ensino de Geografia (2015-2016) pela mesma instituição. Foi professora temporária na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, de 2023 a 2024, além de ter atuado como docente no ensino fundamental e médio nas redes estadual e particular de Londrina e região (2012-2023). Integra o Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (GHUM) e o Projeto Atlas Socioambiental Urbano de Londrina: Atualização e Incorporação das Novas Territorialidades (UEL). Também é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia, Geografia e Educação (UEL). Foi bolsista do Programa PIBID (2012-2014) e colaboradora do projeto de Iniciação Científica Análise Investigativa das Anomalias de Drenagem do Polígono Mauá da Serra - Paraná (2013). Recebeu Honra ao Mérito pela conclusão do curso de Geografia - Licenciatura em 2014.

Jeani Delgado Paschoal Moura, Universidade Estadual de Londrina

Formada no Curso de Geografia, Licenciatura Plena (1993) e Bacharelado (1994) e no Curso de Especialização em Ensino de Geografia (1996) pela Universidade Estadual de Londrina. Possui Mestrado (2001) e Doutorado em Geografia (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Presidente Prudente/SP. Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp, Campus de Limeira, SP. Foi membro da Comissão Assessora da área de Geografia do ENADE/ INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, nomeada pela PORTARIA Nº 155, DE 21 DE JUNHO DE 2011, em exercício nos anos de 2011 a 2013. Participou do Grupo de Estudos em Práticas em Ensino (GEPE/PROGRAD/UEL - Resolução CEPE/CA n. 093/2011) e foi Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID de Geografia, nos anos de 2012 a 2016. Atualmente é professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Núcleo Estruturante Docente (NDE) deste Curso, Representante de Área do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná/PDE e Tutora do Programa de Educação Tutorial/PET de Geografia, da UEL. Desenvolve pesquisas com ênfase em: 1) Epistemologia da Geografia; 2) Geografia humanista e fenomenologia; 3) Geografia dos riscos e educação; 4) Arte, geopoética e educação humanista; 5) Ensino de Geografia e Formação de Professores; 6) Educação Ambiental.

Referências

ARAUJO, Danieli Barbosa de. Geo[Grafias]Poéticas: entre educação e modos sensíveis de habitar. 2022. 137 fls. Tese (Doutorado em Geografia) – Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antonio de Padua Danesi. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993. Título original: La poétique de l’espace.

BARBOSA, Elyana; BULCÃO, Marly. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. Petrópolis, RJ. Vozes, 2004.

BESSE, Jean-Marc. Geografia e existência a partir da obra de Eric Dardel. In: DARDEL, Eric. O homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Tradução de Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BOUVET, Rachel. Como habitar o mundo de maneira geopoética? Interfaces Brasil/Canadá, v. 12, n. 1, p. 09-16, 2012.

CRAPEZ, Pierre Georges Gabriel. O ninho dos homens (geopoetica da casa de barro). In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; BATISTA, Gustavo Silvano (Orgs.). Portais da Terra: contribuições dos estudos humanistas para a geografia contemporânea 1. Teresina, PI: Edufpi Cancioneiro, 2023. p. [17-30].

DARDEL, E. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

LARROSA, Jorge . Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

LEEUW, Sarah; MAGRANE, Eric. Geopoetics. Radical Geography: Antipode at 50, p. 146-150, 2019.

LIMA, João Gabriel; BAPTISTA, Luis Antonio. Itinerário do conceito de experiência na obra de Walter Benjamin. Princípios, Natal (RN), v. 20, n. 33, p. 449-484, jan./jun. 2013.

MACÊDO, Helenize Carlos. Refletindo sobre o espaço vivido: o lugar na construção dos conhecimentos geográficos. Revista brasileira de educação em geografia, v. 5, n. 10, p. 152-165, 2015.

MOREIRA, Jader Janer. El niño que perdió su geografía. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ckuNEVwYqT8&ab_channel=GeografiaAcademia. Acesso em: 19 jun. 2024.

OLIVEIRA, Larissa Alves de. MOURA, Jeani Delgado Paschoal.; MARANDOLA JR., Eduardo. Experiência hermenêutica e modos-de-ser na escola. In: BATISTA, Gustavo Silvano; MARANDOLA JR. Eduardo; NASCIMENTO, Claudio Reichert do.; PIMENTA, Alessandro Rodrigues (Org.). Educar-se como práxis: contribuições hermenêuticas para a educação. Teresina: EDUFPI, 2023, p. 147-168.

SCOTTISH Centre for Geopoetics. What is Geopoetics?. Disponível em: https://www.geopoetics.org.uk/what-is-geopoetics/. Acesso em: 19 jun. 2024.

WHITE, Kenneth. La Figure du Dehors. Paris: Éditions Grasset, 2013.

WHITE, Kenneth. Le plateau de l'albatros: introduction à la géopoétique. Le Mot et le reste, 2018.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Barbosa de Araújo, D., & Delgado Paschoal Moura, J. (2024). GEOPOÉTICA E EXPERIÊNCIA: O ENSINAR E O APRENDER PELA (RE)CONEXÃO SENSÍVEL COM A TERRA . PENSAR GEOGRAFIA, 8(1), e8202407. https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6319

Edição

Seção

Dossiê - Espaço, Experiência e Formação em Geografia