PERCEPÇÃO AMBIENTAL COLETIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA : O CASO DE DISCENTES NO ALTO OESTE POTIGUAR, BRASIL
Palavras-chave:
Geografia Escolar, Geografia Ambiental, Educação Ambiental, An´´alise de conteúdo, BrainstormingResumo
A Geografia como a ciência que estuda o espaço geográfico a partir da compreensão da relação homem e natureza, tem a incumbência de influenciar o desenvolvimento de hábitos e de construir valores para uma melhor vivência e interatividade do homem com a natureza e a sociedade. Desse modo, este trabalho de cunho exploratório e interpretativo, tem como objetivo a importância sobre o entendimento da percepção ambiental coletiva para o processo de formação de professores de Geografia. Para isto, a pesquisa apresenta inicialmente uma breve revisão teórica acerca da Educação Ambiental no contexto do ensino da Geografia e, da concepção da percepção ambiental e da perspectiva da Geografia Ambiental; e posteriormente, traz um panorama da percepção preliminar coletiva de 25 (vinte e cinco) discentes do 8º período do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN/CAPF), matriculados no componente curricular "˜Introdução à Educação Ambiental"™. A partir dos resultados, aponta-se que o conhecimento sobre a percepção ambiental coletiva dos discentes é um importante instrumento à avaliação formativa, como também, ao direcionamento da abordagem transversal da Educação Ambiental a ser trabalhada na formação curricular dos futuros professores.
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