PERCEPÇÃO AMBIENTAL COLETIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA : O CASO DE DISCENTES NO ALTO OESTE POTIGUAR, BRASIL

Autores

  • Andreza Tacyana Felix Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-6642-3802
  • Elaine Benedito da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Monaliza Cristina Galdino Pessoa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Geografia Ambiental, Educação Ambiental, An´´alise de conteúdo, Brainstorming

Resumo

A Geografia como a ciência que estuda o espaço geográfico a partir da compreensão da relação homem e natureza, tem a incumbência de influenciar o desenvolvimento de hábitos e de construir valores para uma melhor vivência e interatividade do homem com a natureza e a sociedade. Desse modo, este trabalho de cunho exploratório e interpretativo, tem como objetivo a importância sobre o entendimento da percepção ambiental coletiva para o processo de formação de professores de Geografia. Para isto, a pesquisa apresenta inicialmente uma breve revisão teórica acerca da Educação Ambiental no contexto do ensino da Geografia e, da concepção da percepção ambiental e da perspectiva da Geografia Ambiental; e posteriormente, traz um panorama da percepção preliminar coletiva de 25 (vinte e cinco) discentes do 8º perí­odo do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN/CAPF), matriculados no componente curricular "˜Introdução à Educação Ambiental"™. A partir dos resultados, aponta-se que o conhecimento sobre a percepção ambiental coletiva dos discentes é um importante instrumento à avaliação formativa, como também, ao direcionamento da abordagem transversal da Educação Ambiental a ser trabalhada na formação curricular dos futuros professores.

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Biografia do Autor

Andreza Tacyana Felix Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Geografia do Campus Avançado Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008), Mestre (2013) e Doutora (2018) em Engenharia Civil na área de Recursos Hí­dricos e Tecnologia Ambiental pela UFPE.

 

Elaine Benedito da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN-CAPF)

Monaliza Cristina Galdino Pessoa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciada em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN-CAPF)

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Publicado

2022-12-30 — Atualizado em 2022-12-31

Versões

Como Citar

Tacyana Felix Carvalho, A., Benedito da Silva, E., & Galdino Pessoa, M. C. . (2022). PERCEPÇÃO AMBIENTAL COLETIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA : O CASO DE DISCENTES NO ALTO OESTE POTIGUAR, BRASIL. PENSAR GEOGRAFIA, 6(1), 23–39. Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/PGEO/article/view/3791 (Original work published 30º de dezembro de 2022)