PERCEPÇÃO AMBIENTAL COLETIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA : O CASO DE DISCENTES NO ALTO OESTE POTIGUAR, BRASIL

Authors

  • Andreza Tacyana Felix Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-6642-3802
  • Geógrafa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Geógrafa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Keywords:

Geografia Escolar, Geografia Ambiental, Educação Ambiental, An´´alise de conteúdo, Brainstorming

Abstract

A Geografia como a ciência que estuda o espaço geográfico a partir da compreensão da relação homem e natureza, tem a incumbência de influenciar o desenvolvimento de hábitos e de construir valores para uma melhor vivência e interatividade do homem com a natureza e a sociedade. Desse modo, este trabalho de cunho exploratório e interpretativo, tem como objetivo a importância sobre o entendimento da percepção ambiental coletiva para o processo de formação de professores de Geografia. Para isto, a pesquisa apresenta inicialmente uma breve revisão teórica acerca da Educação Ambiental no contexto do ensino da Geografia e, da concepção da percepção ambiental e da perspectiva da Geografia Ambiental; e posteriormente, traz um panorama da percepção preliminar coletiva de 25 (vinte e cinco) discentes do 8º perí­odo do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN/CAPF), matriculados no componente curricular "˜Introdução à Educação Ambiental"™. A partir dos resultados, aponta-se que o conhecimento sobre a percepção ambiental coletiva dos discentes é um importante instrumento à avaliação formativa, como também, ao direcionamento da abordagem transversal da Educação Ambiental a ser trabalhada na formação curricular dos futuros professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andreza Tacyana Felix Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

 

 

Geógrafa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN-CAPF)

Geógrafa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciada em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN-CAPF)

References

AJARA, C. A abordagem geográfica: suas possibilidades no tratamento da questão ambiental. In: MESQUITA, O. V.; TIETZMANN, S. (Org.). Geografia e Questão Ambiental. Rio de Janeiro: IBGE, 1993.

ANDRADE, A. R. Reflexões sobre o pensamento geográfico e a busca de uma metodologia de trabalho na percepção da Geografia Ambiental. Revista Geografar, 2009.

BENEDICTIS, L.S.; BENEDICTIS, N.M.S.M. Educação Ambiental e Meio Ambiente: uma visão geográfica. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 2, n. 4, p. 101-110, 2012.

BOCCO, G.; URQUIJO. S. P. Geografia ambiental: reflexões teóricas y práticas institucionais. Región y sociedade, Ano XXV, n. 56, 2013.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Polí­tica Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponí­vel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm. Acesso em 18 de maio de 2020.

CARNEIRO, S. M. M. Importância educacional da Geografia. Educar em Revista, n. 9, p. 121-125, 1993.

CARVALHO, M. A. de. Modelo prescritivo para a solução criativa de problemas nas etapas iniciais do desenvolvimento de produtos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999. 167p.

CASTILHO, C. J. M. Geografia: um saber ambiental necessário. In SANTOS, A. H. V. et al. Saberes ambientais: reflexões sobre a relação sociedade-natureza. Ananindeua: Editora Itacaiúnas, 2020. p. 9-24.

COCATO, G. P. Crí­tica para Educação Ambiental no Ensino de Geografia: aproximações teóricas. Sociedade e Natureza, v.31, p.1-21, 2019.

COSTA, F. W. D. Plante uma árvore, adote essa ideia! Projeto de Educação Ambiental na Escola Adalgisa Mendonça Lopes, Anajatuba - MA. Geografia, Ensino & Pesquisa, Vol. 22, e28, p. 01-14, 2018.

FUSCALDO, C. W. A Geografia e a Educação Ambiental. Londrina, v. 8, n. 2, p. 105-111, jul./dez., 1999.

GAMA, S. V. G; JUNIOR, P. C. Geografia, planejamento e educação ambiental: Entre os parâmetros e as práticas reais. Geo UERJ, Ano14, n. 23, v 2, 2012.

JORDíO, T; CARVALHO, M. B. S. S. O ensino de geografia como possibilidade de construção de sentidos em Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 9, n. 18, p. 161-184, 2019.

LABORATORIE LERASS. Iramuteq, versão 0.7, alpha 2. Disponí­vel em: http://www.iramuteq.org/. Acesso 12 ago 2020.

KOZEL, S. Comunicando e representando: mapas como construções socioculturais. Revista Geograficidade, v.3, n. especial, p. 58-70, 2013.

MARIN, A. A. Pesquisa em educação ambiental e percepção ambiental. UFPR; Departamento de Teoria e Prática de Ensino. vol. 3, n. 1, 2008

MATOS, F. de O.; VASCONCELOS, F. H. L; RIBEIRO, G. O.; SILVA, T. E. de O. EDUCAÇÃO AMBIENTAL/DA TEORIA À PRÁTICA. Universidade Federal do Ceará. – Recife: Imprima, 2017.

MENEZES, V. S. A Historiografia da Geografia Acadêmica e Escolar: uma relação de encontros e desencontros. Geographia Meridionalis, v. 1, n. 2, p. 343–362, 2015.

MOREIRA, R. A Geografia e a Educação Ambiental: o modo de ver e pensar a relação ambiental na Geografia. Espaço Revista, v. 11, n. 1, p. 11-19, 2009.

OLIVEIRA JUNIOR, J. da S. Um panorâma sobre a trajetória da geografia enquanto ciência e disciplina escolar. Revista Caminhos de Geografia, v. 21, n. 74, p. 178 – 193, 2020.

OLIVEIRA, W. C. A contribuição da Geografia para Educação Ambiental: as relações entre a sociedade e a natureza no Distrito Federal. Dissertação de mestrado em Geografia. Brasí­lia: Universidade de Brasí­lia, 2007. 120p.

ORSI, M. F. R. et. al. Percepção ambiental: Uma experiência de ressignificação dos sentidos. Revista do PPGA/ FURG- RS. V.32, n. 1, 2015.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SANTOS F. R.; SILVA, A. M. A importância da educação ambiental para graduandos da Universidade Estadual de Goiás: Campus Morrinhos. Interações, v. 18, n. 2, p. 71-85, abr./jun., 2017.

SANTOS, V. C.; LIMA, M. S. C.; RODRIGUES, W. L. J. Contribuições analí­ticas da Educação Ambiental para o ensino da Geografia Acadêmica. In SANTOS, V. C. (Org.) Práticas pedagógicas da Geografia fí­sica nos diversos ní­veis de educação. Ananindeua: Editora Itacaiúnas, p. 58-78, 2019.

SILVA, F.J.; ABÍLIO, F. J. P. Por uma educação ambiental crí­tica ao atual modelo de desenvolvimento. Revista eletrônica do Prodema, Fortaleza, V.6, n.1, p.41-52, mar.2011.

SOUTO, R. D. O papel da geografia em face da crise ambiental. Estudos Avançados, v. 30, n. 87, p. 197-212, 2016.

SOUZA, M. L. O que é a Geografia Ambiental. Ambientes. Vol.1, 2019.

TOZONI-REIS, M. F. de C. Metodologias Aplicadas à Educação Ambiental. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006.

Published

2022-12-30 — Updated on 2022-12-31

Versions

How to Cite

Tacyana Felix Carvalho, A., Benedito da Silva, E., & Galdino Pessoa, M. C. (2022). PERCEPÇÃO AMBIENTAL COLETIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA : O CASO DE DISCENTES NO ALTO OESTE POTIGUAR, BRASIL. Think Geography Magazine, 6(1), 23–39. Retrieved from https://periodicos.apps.uern.br/index.php/PGEO/article/view/3791 (Original work published December 30, 2022)