A ELABORAÇÃO DO PLANO DE ENSINO ANCORADO NAS PROPOSIÇÕES CURRICULARES: DESAFIOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.26704/pgeo.v7i1.4676Palavras-chave:
Plano de ensino. Conteúdos. Ensino de geografia.Resumo
O presente estudo tem como objetivo investigar, por meio da análise de planos de ensino, se os professores da Educação Básica conseguem distinguir os conteúdos do Ensino de Geografia Escolar dos objetos de conhecimento indicados pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC estruturados em formato semelhante ao proposto pelo Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte - Ensino Fundamental, utilizando o organograma curricular. A pesquisa caracteriza-se como uma análise documental qualitativa com levantamento de dados de cinco planos de ensino do componente curricular Geografia do Ensino Fundamental - Anos Finais, elaborados por professores licenciados neste componente curricular, tendo sido esses desenvolvidos em escolas da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, localizada na cidade de Caicó, durante o ano letivo de 2021. Ao analisar os dados coletados nos documentos compartilhados pelos professores, observou-se se eles apresentavam as categorias e os critérios de inclusão que atendiam ao objeto da pesquisa, estes foram organizados e sistematizados em matrizes para facilitar a análise dos dados. Os resultados mostram que dos oito planos de ensino compartilhados e analisados, apenas cinco atendem aos critérios estabelecidos para a pesquisa, destes, três apresentaram como objetivo de ensino os conteúdos previstos para o ano letivo de matrícula e dois apresentaram desenvolvimento interdisciplinar com restrição na abordagem de conteúdos de geografia em seu desenvolvimento. Conclui-se, em geral, que em média 60% dos planos de ensino do componente curricular Geografia analisado apresentam os conteúdos de forma clara e objetiva, dependendo da possibilidade de desenvolvimento de competências previstas para o ano de matrícula previsto.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/Consed/Undime, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ >. Acesso em: 11 dez. 2022.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor).
MORAIS, I. R. D; GARCIA, T. C. M.; SOBRINHO, D. M. S. Educação geográfica: ensino e práticas, Natal: EDUFRN, 2014.
PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso, 2013.
RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Documento curricular do Estado do Rio Grande do Norte – Ensino Fundamental. Natal: Offset, 2018.
RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Normas para reorganização do planejamento curricular do ano de 2020. Disponível em: <http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20200505&id_doc=681841 >. Acesso em: 11 dez. 2022.
SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
VASCONCELLOS, C. S. Elaboração do plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 8. ed. São Paulo: Libertad, 2000.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.