A ELABORAÇÃO DO PLANO DE ENSINO ANCORADO NAS PROPOSIÇÕES CURRICULARES: DESAFIOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v7i1.4676

Palabras clave:

Plano de ensino. Conteúdos. Ensino de geografia.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo investigar, por meio da análise de planos de ensino, se os professores da Educação Básica conseguem distinguir os conteúdos do Ensino de Geografia Escolar dos objetos de conhecimento indicados pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC estruturados em formato semelhante ao proposto pelo Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte - Ensino Fundamental, utilizando o organograma curricular. A pesquisa caracteriza-se como uma análise documental qualitativa com levantamento de dados de cinco planos de ensino do componente curricular Geografia do Ensino Fundamental - Anos Finais, elaborados por professores licenciados neste componente curricular, tendo sido esses desenvolvidos em escolas da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, localizada na cidade de Caicó, durante o ano letivo de 2021. Ao analisar os dados coletados nos documentos compartilhados pelos professores, observou-se se eles apresentavam as categorias e os critérios de inclusão que atendiam ao objeto da pesquisa, estes foram organizados e sistematizados em matrizes para facilitar a análise dos dados. Os resultados mostram que dos oito planos de ensino compartilhados e analisados, apenas cinco atendem aos critérios estabelecidos para a pesquisa, destes, três apresentaram como objetivo de ensino os conteúdos previstos para o ano letivo de matrícula e dois apresentaram desenvolvimento interdisciplinar com restrição na abordagem de conteúdos de geografia em seu desenvolvimento. Conclui-se, em geral, que em média 60% dos planos de ensino do componente curricular Geografia analisado apresentam os conteúdos de forma clara e objetiva, dependendo da possibilidade de desenvolvimento de competências previstas para o ano de matrícula previsto.

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Biografía del autor/a

Mercia Carla da Silva Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (2010). Especialista em
Psicopedagogia Clínica e Institucional pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Professora
Permanente da Rede Municipal de Ensino de Caicó. Especialista em Educação da Rede Estadual
de Ensino do Rio Grande do Norte. Tem experiência docente na Educação Infantil e no Ensino
Fundamental Anos Iniciais, em Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental, em
Atendimento Educacional Especializado e no Assessoramento Pedagógico às Escolas da Rede
Estadual de Ensino. Área de interesse: Educação, Inclusão, Alfabetização e Ensino de
Geografia.

Tânia Cristina Meira Garcia , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1985). Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (2003). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande e Coordenadora do Polo UAB Caicó de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Área de interesse: Educação, com ênfase em Ensino, Formação Docente e Escola.

DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Pedagogia pela UNP (2019) e em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Especialista em Geografia e Gestão Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Educação pela UFRN. Professor permanente do GEORPOF/CERES Caicó. Tem experiência na área de Geografia, Ensino e Educação a Distância, com ênfase Educação Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Geografia, História da Geografia Escolar, Práticas e metodologias no Ensino de Geografia, Estágio curricular supervisionado, BNCC, Formação de professores, Avaliação escolar, tutoria.

Citas

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Publicado

2024-05-15

Cómo citar

da Silva Pereira, M. C., Meira Garcia , T. C. ., & DOS SANTOS SOBRINHO, . D. M. . (2024). A ELABORAÇÃO DO PLANO DE ENSINO ANCORADO NAS PROPOSIÇÕES CURRICULARES: DESAFIOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR. PENSAR GEOGRAFIA, 7(1), e7202407. https://doi.org/10.26704/pgeo.v7i1.4676