APROPRIAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL À DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6332

Palavras-chave:

Formação do Professor de Geografia, Prática Docente, Cartografia Escolar, Educação Geográfica

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do preparo didático-pedagógico dos licenciandos para elaborar representações cartográficas por meio de geotecnologias referentes à realidade dos estudantes. Para tanto foi realizado um curso de formação complementar em geotecnologias denominado GEODACE (Geotecnologias em formato digital e analógico aplicadas à Cartografia Escolar) destinado a 11 acadêmicos dos quatro últimos períodos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campus Angra dos Reis; foram realizadas oficinas pedagógicas envolvendo Google Earth Pro, C7 GPS Dados e QGIS 3.22.2. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação com o intuito de oportunizar a apropriação das geotecnologias nas aulas de Geografia no futuro campo de atuação profissional: a escola. A avaliação final contemplou a elaboração uma proposta de atividade cartográfica sobre Angra dos Reis com uma das tecnologias de mapeamento trabalhadas ao longo do curso. Com o material cartográfico em mãos, os redigiram um relato de experiência referente à produção de um mapa ou base para maquete. Esperamos formar professores protagonistas e autores de suas práticas cartográficas utilizando tecnologias de mapeamento para trabalhar um conteúdo curricular ou tema geográfico cujo ponto inicial e final seja o espaço vivido dos estudantes em correlação com outras escalas geográficas para mobilizar o pensamento geográfico crítico e consciente para nele atuar enquanto sujeitos.

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Biografia do Autor

Iomara Barros de Sousa, Universidade Federal Fluminense

Licenciada (2007) e bacharel (2010) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Educação Básica modalidade no ensino de Geografia pela Faculdade de Formação de Professores (FFP)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Geografia (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Rio Claro/SP (2018). Têm experiência em Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, Cartografia Escolar e Geotecnologias aplicadas ao ensino de Cartografia na Educação Básica. Possui projetos de pesquisas sobre Geotecnologias na formação inicial e na formação continuada docente de Geografia. É membro do Conselho Científico da Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). Atuou como professora no Ensino Fundamental I na rede estadual do Rio de Janeiro, bem como lecionou no ensino básico entre 2008 ao 2020 na disciplina de Geografia no Ensino Fundamental II (redes municipais de Itaboraí e Macaé/RJ) e no Ensino Médio (rede de ensino do estado do Rio de Janeiro). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geografia e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense, bem como Coordenadora de Estágio Supervisionado e Coordenadora do curso de licenciatura em Geografia. e-mail: iomara_sousa@id.uff.br

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Barros de Sousa, I. (2024). APROPRIAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL À DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA. PENSAR GEOGRAFIA, 8(1), e8202411. https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6332

Edição

Seção

Dossiê - Espaço, Experiência e Formação em Geografia