APROPRIAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL À DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6332Palavras-chave:
Formação do Professor de Geografia, Prática Docente, Cartografia Escolar, Educação GeográficaResumo
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do preparo didático-pedagógico dos licenciandos para elaborar representações cartográficas por meio de geotecnologias referentes à realidade dos estudantes. Para tanto foi realizado um curso de formação complementar em geotecnologias denominado GEODACE (Geotecnologias em formato digital e analógico aplicadas à Cartografia Escolar) destinado a 11 acadêmicos dos quatro últimos períodos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campus Angra dos Reis; foram realizadas oficinas pedagógicas envolvendo Google Earth Pro, C7 GPS Dados e QGIS 3.22.2. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação com o intuito de oportunizar a apropriação das geotecnologias nas aulas de Geografia no futuro campo de atuação profissional: a escola. A avaliação final contemplou a elaboração uma proposta de atividade cartográfica sobre Angra dos Reis com uma das tecnologias de mapeamento trabalhadas ao longo do curso. Com o material cartográfico em mãos, os redigiram um relato de experiência referente à produção de um mapa ou base para maquete. Esperamos formar professores protagonistas e autores de suas práticas cartográficas utilizando tecnologias de mapeamento para trabalhar um conteúdo curricular ou tema geográfico cujo ponto inicial e final seja o espaço vivido dos estudantes em correlação com outras escalas geográficas para mobilizar o pensamento geográfico crítico e consciente para nele atuar enquanto sujeitos.
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