GEOPOÉTICA E EXPERIÊNCIA: O ENSINAR E O APRENDER PELA (RE)CONEXÃO SENSÍVEL COM A TERRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6319

Palabras clave:

Geopoética, Experiência, Espaço, Geografia

Resumen

Vivimos en una era marcada por la voracidad informativa y la búsqueda incansable de eficiencia, lo que frecuentemente prioriza las técnicas sobre la experiencia. La experiencia, antes considerada esencial para el conocimiento, moldeando y transformando la vida de los individuos, a menudo se desvaloriza y desatiende (Larrosa, 2018; 2019). En este contexto de aceleración, constantemente nos vemos impulsados a encontrar respuestas instantáneas y soluciones inmediatas, relegando poco tiempo para la contemplación, reflexión y aprendizaje a través de la experiencia. No obstante, la experiencia se ha fortalecido como un elemento crucial en la enseñanza y el aprendizaje. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo resignificar la experiencia a través de la geopoética, una teoría desarrollada por Kenneth White (1994), para establecer una conexión sensible con los lugares. La investigación, de naturaleza cualitativa y fundamentada en el enfoque humanista de la Geografía, se basa en el análisis bibliográfico exploratorio del tema propuesto, buscando establecer relaciones entre la geopoética, el espacio y la experiencia. Como resultado, se demuestra cómo la geopoética representa una forma de existencia a través de la experiencia directa y sensible en el mundo, ofreciendo un espacio abierto para la experimentación y contribuyendo a una educación humanista. Así, prepara a los estudiantes no solo para entender el mundo, sino también para relacionarse de manera armoniosa y receptiva con él.

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Biografía del autor/a

Danieli Barbosa de Araújo, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Geografia pela UEL (2022), com Estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) na Universitat de Barcelona (2021-2022), financiado pela CAPES. Mestre em Geografia pela UEL (2017) e graduada em Geografia com Licenciatura Plena (2014) e Bacharelado (2015). Especialista em Ensino de Geografia (2015-2016) pela mesma instituição. Foi professora temporária na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, de 2023 a 2024, além de ter atuado como docente no ensino fundamental e médio nas redes estadual e particular de Londrina e região (2012-2023). Integra o Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (GHUM) e o Projeto Atlas Socioambiental Urbano de Londrina: Atualização e Incorporação das Novas Territorialidades (UEL). Também é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia, Geografia e Educação (UEL). Foi bolsista do Programa PIBID (2012-2014) e colaboradora do projeto de Iniciação Científica Análise Investigativa das Anomalias de Drenagem do Polígono Mauá da Serra - Paraná (2013). Recebeu Honra ao Mérito pela conclusão do curso de Geografia - Licenciatura em 2014.

Jeani Delgado Paschoal Moura, Universidade Estadual de Londrina

Formada no Curso de Geografia, Licenciatura Plena (1993) e Bacharelado (1994) e no Curso de Especialização em Ensino de Geografia (1996) pela Universidade Estadual de Londrina. Possui Mestrado (2001) e Doutorado em Geografia (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Presidente Prudente/SP. Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp, Campus de Limeira, SP. Foi membro da Comissão Assessora da área de Geografia do ENADE/ INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, nomeada pela PORTARIA Nº 155, DE 21 DE JUNHO DE 2011, em exercício nos anos de 2011 a 2013. Participou do Grupo de Estudos em Práticas em Ensino (GEPE/PROGRAD/UEL - Resolução CEPE/CA n. 093/2011) e foi Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID de Geografia, nos anos de 2012 a 2016. Atualmente é professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Núcleo Estruturante Docente (NDE) deste Curso, Representante de Área do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná/PDE e Tutora do Programa de Educação Tutorial/PET de Geografia, da UEL. Desenvolve pesquisas com ênfase em: 1) Epistemologia da Geografia; 2) Geografia humanista e fenomenologia; 3) Geografia dos riscos e educação; 4) Arte, geopoética e educação humanista; 5) Ensino de Geografia e Formação de Professores; 6) Educação Ambiental.

Citas

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Publicado

2024-12-13

Cómo citar

Barbosa de Araújo, D., & Delgado Paschoal Moura, J. (2024). GEOPOÉTICA E EXPERIÊNCIA: O ENSINAR E O APRENDER PELA (RE)CONEXÃO SENSÍVEL COM A TERRA . PENSAR GEOGRAFIA, 8(1), e8202407. https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6319

Número

Sección

Dossiê - Espaço, Experiência e Formação em Geografia