GEOPOÉTICA E EXPERIÊNCIA: O ENSINAR E O APRENDER PELA (RE)CONEXÃO SENSÍVEL COM A TERRA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6319

Keywords:

Geopoética, Experiência, Espaço, Geografia

Abstract

We live in an era marked by informational voracity and an unrelenting pursuit of efficiency, often resulting in the prioritization of techniques over experience. Experience, once considered essential for knowledge, shaping and transforming individuals' lives, often becomes undervalued and disregarded (Larrosa, 2018; 2019). In this context of acceleration, we are constantly driven to find instant answers and immediate solutions, leaving little time for contemplation, reflection, and learning through experience. However, experience has strengthened as an important element in teaching and learning. Thus, this article aims to explore the re-signification of experience through geopoetics, a theory developed by Kenneth White (1994), and its ability to establish a sensitive connection with places. The research, qualitative in nature and based on the humanistic approach of Geography, is grounded in exploratory bibliographic analysis of the proposed theme, seeking to weave relationships between geopoetics, space, and experience. As results, it is demonstrated how geopoetics expresses a way of existing through direct and sensitive experience in the world, offering an open space for experiencing and contributing to a humanistic education. Thus, it prepares students not only to understand the world but also to relate to it in a harmonious and responsive manner.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danieli Barbosa de Araújo, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Geografia pela UEL (2022), com Estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) na Universitat de Barcelona (2021-2022), financiado pela CAPES. Mestre em Geografia pela UEL (2017) e graduada em Geografia com Licenciatura Plena (2014) e Bacharelado (2015). Especialista em Ensino de Geografia (2015-2016) pela mesma instituição. Foi professora temporária na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, de 2023 a 2024, além de ter atuado como docente no ensino fundamental e médio nas redes estadual e particular de Londrina e região (2012-2023). Integra o Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (GHUM) e o Projeto Atlas Socioambiental Urbano de Londrina: Atualização e Incorporação das Novas Territorialidades (UEL). Também é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia, Geografia e Educação (UEL). Foi bolsista do Programa PIBID (2012-2014) e colaboradora do projeto de Iniciação Científica Análise Investigativa das Anomalias de Drenagem do Polígono Mauá da Serra - Paraná (2013). Recebeu Honra ao Mérito pela conclusão do curso de Geografia - Licenciatura em 2014.

Jeani Delgado Paschoal Moura, Universidade Estadual de Londrina

Formada no Curso de Geografia, Licenciatura Plena (1993) e Bacharelado (1994) e no Curso de Especialização em Ensino de Geografia (1996) pela Universidade Estadual de Londrina. Possui Mestrado (2001) e Doutorado em Geografia (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Presidente Prudente/SP. Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp, Campus de Limeira, SP. Foi membro da Comissão Assessora da área de Geografia do ENADE/ INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, nomeada pela PORTARIA Nº 155, DE 21 DE JUNHO DE 2011, em exercício nos anos de 2011 a 2013. Participou do Grupo de Estudos em Práticas em Ensino (GEPE/PROGRAD/UEL - Resolução CEPE/CA n. 093/2011) e foi Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID de Geografia, nos anos de 2012 a 2016. Atualmente é professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Núcleo Estruturante Docente (NDE) deste Curso, Representante de Área do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná/PDE e Tutora do Programa de Educação Tutorial/PET de Geografia, da UEL. Desenvolve pesquisas com ênfase em: 1) Epistemologia da Geografia; 2) Geografia humanista e fenomenologia; 3) Geografia dos riscos e educação; 4) Arte, geopoética e educação humanista; 5) Ensino de Geografia e Formação de Professores; 6) Educação Ambiental.

References

ARAUJO, Danieli Barbosa de. Geo[Grafias]Poéticas: entre educação e modos sensíveis de habitar. 2022. 137 fls. Tese (Doutorado em Geografia) – Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antonio de Padua Danesi. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993. Título original: La poétique de l’espace.

BARBOSA, Elyana; BULCÃO, Marly. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. Petrópolis, RJ. Vozes, 2004.

BESSE, Jean-Marc. Geografia e existência a partir da obra de Eric Dardel. In: DARDEL, Eric. O homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Tradução de Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BOUVET, Rachel. Como habitar o mundo de maneira geopoética? Interfaces Brasil/Canadá, v. 12, n. 1, p. 09-16, 2012.

CRAPEZ, Pierre Georges Gabriel. O ninho dos homens (geopoetica da casa de barro). In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; BATISTA, Gustavo Silvano (Orgs.). Portais da Terra: contribuições dos estudos humanistas para a geografia contemporânea 1. Teresina, PI: Edufpi Cancioneiro, 2023. p. [17-30].

DARDEL, E. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

LARROSA, Jorge . Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

LEEUW, Sarah; MAGRANE, Eric. Geopoetics. Radical Geography: Antipode at 50, p. 146-150, 2019.

LIMA, João Gabriel; BAPTISTA, Luis Antonio. Itinerário do conceito de experiência na obra de Walter Benjamin. Princípios, Natal (RN), v. 20, n. 33, p. 449-484, jan./jun. 2013.

MACÊDO, Helenize Carlos. Refletindo sobre o espaço vivido: o lugar na construção dos conhecimentos geográficos. Revista brasileira de educação em geografia, v. 5, n. 10, p. 152-165, 2015.

MOREIRA, Jader Janer. El niño que perdió su geografía. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ckuNEVwYqT8&ab_channel=GeografiaAcademia. Acesso em: 19 jun. 2024.

OLIVEIRA, Larissa Alves de. MOURA, Jeani Delgado Paschoal.; MARANDOLA JR., Eduardo. Experiência hermenêutica e modos-de-ser na escola. In: BATISTA, Gustavo Silvano; MARANDOLA JR. Eduardo; NASCIMENTO, Claudio Reichert do.; PIMENTA, Alessandro Rodrigues (Org.). Educar-se como práxis: contribuições hermenêuticas para a educação. Teresina: EDUFPI, 2023, p. 147-168.

SCOTTISH Centre for Geopoetics. What is Geopoetics?. Disponível em: https://www.geopoetics.org.uk/what-is-geopoetics/. Acesso em: 19 jun. 2024.

WHITE, Kenneth. La Figure du Dehors. Paris: Éditions Grasset, 2013.

WHITE, Kenneth. Le plateau de l'albatros: introduction à la géopoétique. Le Mot et le reste, 2018.

Published

2024-12-13

How to Cite

Barbosa de Araújo, D., & Delgado Paschoal Moura, J. (2024). GEOPOÉTICA E EXPERIÊNCIA: O ENSINAR E O APRENDER PELA (RE)CONEXÃO SENSÍVEL COM A TERRA . Think Geography Magazine, 8(1), e8202407. https://doi.org/10.26704/pgeo.v8i1.6319

Issue

Section

Dossiê - Espaço, Experiência e Formação em Geografia