ATIVIDADE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.26704/pgeo.v1i2.755Palavras-chave:
PCC, Licenciatura em Geografia, Atividade PráticaResumo
formação docente é permeada por um conjunto de normatizações que visam contribuir para uma formação docente de qualidade. Nessa perspectiva, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior no Brasil bem como os Pareceres CNE/CP 28 e CNE/CP 009 de 2001 e as Resoluções CNE/CP 1, CNE/CP 2 de 2002, do Conselho Nacional da Educação (CNE), foram criados na tentativa de reforçar essa qualidade inserindo assim no processo formativo a Prática como Componente Curricular (PCC). Nesse sentido, o presente trabalho visa discutir e dialogar a importância da PCC para a formação docente em Geografia. Metodologicamente, para a construção destas reflexões, foram compiladas e discutidas as normas instituístes na PCC e lançadas considerações acerca do no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Geografia CAMEAM/UERN, Pau dos Ferros/RN, no intuito de entendimento das perspectivas, modalidades e temáticas pretendidas pelo referido documento a serem utilizadas no processo formativo docente. Para além deste, foram tecidas reflexões com base nas experiências vivenciadas ao longo da execução das Atividades Práticas no curso superior supracitado. Através da pesquisa realizada, os resultados evidenciam que as propostas efetivadas atenderam a necessidade da dimensão teoria e prática, veementemente discutidas nas formulações para os cursos superioriores. Finalizamos reconhecendo a relevância da PCC para a formação profissional, principalmente ao colocar o licenciando como protagonista de ações práticas e efetivas durante o processo formativo, propiciando assim, o entendimento do papel social do geógrafo para com a realidade onde está inserido.