OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E SUA RELEVÂNCIA NA PRODUÇÃO DE PESQUISAS, PRODUTOS E PATENTES NO NORDESTE DO BRASIL

Autores/as

  • Luzia Hellen Azevedo Soares UFRN
  • Jorge Magno da Silva Costa
  • Jane Roberta de Assis Barbosa
  • Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v5i2.3733

Palabras clave:

Patentes, Inovação, Tecnologia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Resumen

Mudanças  decorrentes do processo de industrialização e urbanização acelerada a partir da década de 1950, produziram no território brasileiro novas formas e conteúdos, como uma infraestrutura do conhecimento que pode ser exemplificada pela presença dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), cuja capilaridade alcança, na Região Nordeste, nove estados da federação. O artigo analisa a importância dessa Instituição na criação de produtos e patentes, considerando sua relação com os paradigmas de uma cidade inteligente e humana preconizados pela Rede Brasileira de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (REDE CHICS). Procurou-se compreender os Institutos Federais (IFs) como fixos geográficos que compõem a infraestrutura do conhecimento da região que contribuem para promoção de novas dinâmicas nos municí­pios que estão instalados. A metodologia compreendeu levantamento bibliográfico e documental; portais de revistas, periódicos, bancos de teses e dissertações. Organização de um banco de dados a partir de informações obtidas no Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico (CNPq), pesquisa em sí­tios eletrônicos dos IFs. Os dados obtidos resultaram na produção de mapas, gráficos e tabelas, que contribuí­ram para ratificar a relevância dos IFs para a produção de pesquisas, produtos e patentes. Também contribuem para refletir sobre o quadro de seletividade, diferenciação e desigualdade socioespacial decorrentes do estabelecimento da agenda das cidades inteligentes e humanas na região.

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Publicado

2021-12-29

Cómo citar

Azevedo Soares, L. H., Magno da Silva Costa, J., Roberta de Assis Barbosa, J., & Fernandes Queiroz de Medeiros, S. R. (2021). OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E SUA RELEVÂNCIA NA PRODUÇÃO DE PESQUISAS, PRODUTOS E PATENTES NO NORDESTE DO BRASIL. PENSAR GEOGRAFIA, 5(2), 113–125. https://doi.org/10.26704/pgeo.v5i2.3733