A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE EARTH PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA SOBRE A TEMÁTICA DE INUNDAÇÃO, COM A APLICABILIDADE DAS METODOLOGIAS ATIVAS – APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS-ABP

Autores/as

  • Caroline Escobar Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Bianca Garcia Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Raí­za Amaral Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

ENSINO, METODOLOGIAS ATIVAS, AQUIDAUANA, INUNDAÇÕES, GOOGLE EARTH

Resumen

A falta de planejamento urbano e o crescimento acelerado de Aquidauana tem provocado uma diversidade de transformações nas áreas ribeirinhas aumentando os riscos de inundações e atingindo quase que anualmente as residências, causando danos materiais, problemas relacionados à saúde dos moradores. O estudo do espaço e ocupação na área urbana é de extrema importância para o entendimento das inundações. Sua análise trata de questões relacionadas í  retirada de mata ciliar e instalações irregulares, assim utilizou-se a ferramenta tecnológica Google Earth e a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como proposta de ensino do tema inundação, além da observação e análise das transformações na paisagem para ensinar sobre o processo de inundação utilizando a metodologia de ABP E GOOGLE EARTH discutindo sobre possí­veis medidas ambientais. 

 

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Publicado

2022-12-30 — Actualizado el 2023-01-03

Versiones

Cómo citar

Santos, C. E., Oliveira, B. G., & Dias , R. A. (2023). A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE EARTH PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA SOBRE A TEMÁTICA DE INUNDAÇÃO, COM A APLICABILIDADE DAS METODOLOGIAS ATIVAS – APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS-ABP. PENSAR GEOGRAFIA, 6(1), 67–83. Recuperado a partir de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/PGEO/article/view/3834 (Original work published 30 de diciembre de 2022)